Câmara promove evento sobre crimes cibernéticos nesta quarta

0

A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática realiza nesta quarta-feira (28/5) o Seminário Internacional "Crimes Cibernéticos e Investigações Digitais", promovido pelo Conselho de Altos Estudos da Câmara dos Deputados. O objetivo é debater os avanços tecnológicos e avaliar os arcabouços institucionais e legais à disposição das autoridades para a prevenção e combate a esse tipo de crime.

O presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática, deputado Walter Pinheiro (PT-BA) participará da abertura do evento ao lado do presidente da Câmara, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), do presidente do Conselho de Altos Estudos e Avaliação Tecnológica, deputado Inocêncio Oliveira (PR-PE), do Secretário-Geral do Ministério das Relações Exteriores, embaixador Samuel Pinheiro Guimarães e do senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG).

Durante um dia inteiro de debates, os convidados deverão abordar temas relativos à segurança cibernética, às estratégias e instrumentos de cooperação internacional, e sobre a adequação da legislação brasileira a respeito do tema.

Confira a programação

9h30 ? Abertura

10h30 – Painel I – Crimes Digitais e Segurança Cibernética

Ocorrência, persecução, investigação e combate às novas modalidades criminosas operadas por meio da internet. Arcabouços institucionais e legais à disposição das autoridades e do setor privado. Palestrante: Christopher Painter chefe do Subgrupo de Crimes de Alta Tecnologia do G8/chefe do Departamento de Tecnologia da Informação e Propriedade Intelectual – Divisão Criminal, do Departamento de Justiça dos Estados Unidos.

14h – Painel II – Cooperação Internacional

Natureza extraterritorial: formas, meios e instrumentos de cooperação internacional. Necessidade de harmonização da legislação penal e processual penal em nível internacional. Adequação dos organismos policiais à velocidade dos crimes digitais. Instrumentos, meios e formas de cooperação internacional estabelecidos pela Diretiva ETS-185. Palestrante: Jaime Edgardo Jara Retamal, presidente da Interpol América Latina.

15h15 – Painel III – Convenção de Budapeste

Formas e mecanismos de adesão e cooperação para estados não membros da União Européia. A necessária regulamentação dos procedimentos de colaboração entre autoridades públicas e provedores de internet. Discussão sobre as soluções dadas pela Convenção de Budapeste. Palestrante: Jean-Charles De Cordes/Conselho da Europa.

16h30 – Painel IV – Brasil: adequação legal e institucional

Modificações necessárias na legislação, para aperfeiçoar o combate aos crimes digitais. O Substitutivo do Senador Eduardo Azeredo e sua correspondência com o previsto na Convenção de Budapeste. Palestrante: Marco Gercke, professor da Universidade de Koln na Alemanha.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.