Gastos de bancos com TI alcançam US$ 15 bilhões

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O setor bancário brasileiro gastou R$ 15 bilhões em tecnologia da informação no ao passado, cifra 4% maior a registrada em 2006, de acordo com dados divulgados nesta terça-feira (27/5) pela Febraban (Federação Brasileira de Bancos). Deste total, US$ 6,2 bilhões foram investimentos em novas tecnologias, 16% a mais que o total gasto no ano anterior, quando aplicaram US$ 5,3 bilhões.

A pesquisa també aponta que o total de usuários de internet banking existentes no país passou de 27,3 milhões em 2006 para 29,8 milhões em 2007. Isso significa um crescimento de 9,2%, sendo 25,3 milhões de clientes pessoas físicas e os outros 4,5 milhões, de pessoas jurídicas.

As chamadas contas simplificadas, destinadas à população de baixa renda, e que exigem movimentação de até R$ 1 mil registraram aumento significativo em 2007. O crescimento foi de 12,2% na comparação com 2006. No mesmo período, o total de contas correntes existente no país aumentou 9,3%.

A pesquisa revela, também, que houve um significativo avanço de 15% no número de correspondentes não bancários. De acordo com o levantamento, o Brasil contabilizava, em 2007, 84,3 mil unidades, 15,5% a mais que em 2006, quando o total era de 73 mil.

O mainframe, segundo dados da pesquisa, cresceu 15% em quantidade de Mips (milhões de instruções por segundo) nos data centers dos bancos, passando de 349.441 Mips em 2006 para 403.128 Mips em 2007. Isso ocasionou também um aumento nas despesas terceirizadas de manutenção de sitemas legados, que cresceram 27% de um ano para outro. Isso justificou uma queda de 12% nas despesas com contratação de fábrica de software.

Um dado novo da pesquisa foi o crescimento do número de servidores rodando Linux em pontos de atendimentos, que somaram 5.719 unidades, contra 16.698 servidores Windows.

A pesquisa serve para dar suporte às discussões do Ciab Febraban, que acontece nos dias 11 a 13 de junho, em São Paulo, e apresentará 11 temas de discussão com 70 palestras. Alguns deles são: número de clientes com contas poupança, número de clientes de internet banking, transações bancárias por origem, quantidade e variedade de caixas eletrônicos (ATMs), gastos e investimentos em tecnologia da informação (TI).

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