O Hospital Sírio-Libanês (HSL) inaugura nesta quinta-feira (29/5), em Sao Paulo, o novo Centro de Diagnósticos e a Sala Cirúrgica Inteligente, a primeira do país a ser equipada com o robô Da Vinci S. As novas instalações receberam investimento de aproximadamente R$ 20,5 milhões, entre obras, equipamentos e mobiliários, e constituem mais uma etapa do projeto de ampliação das instalações do hoapital, iniciado em 2006.
O funcionamento da Sala Cirúrgica Inteligente utilizará o Sistema PACS (Picture Archiving and Communication System), que permite digitalizar, armazenar e consultar em rede todas as imagens dos exames dos pacientes (ressonância magnética, tomografia, ultra-som, entre outros). Dessa forma, na própria sala de cirurgia, as equipes médicas poderão consultar os exames do paciente que está sendo operado, com qualidade superior de imagem, permitindo assim obter mais detalhes da área analisada.
O novo espaço físico concentrará, além do laboratório, o Espaço da Mulher, uma área especificamente projetada e destinada à realização de exames tipicamente femininos, como mamografia e ultrassonografia transvaginal. Também contará com a primeira etapa do redimensionamento do Centro Diagnóstico por Imagem (CDI), que irá proporcionar ao paciente menor tempo de espera em um ambiente aconchegante.