Foxconn procura alternativas para melhorar margens

0

A Hon Hai Indústria de Precisão, divisão da Foxconn International Holdings (FIH) e principal fornecedora da Apple, está em busca de novos clientes para diversificar a produção e amenizar uma possível redução no volume de pedidos da fabricante do iPhone, que vem perdendo participação no mercado de smartphones. Segundo o The Wall Street Journal, entre os planos de investimento da companhia taiwanesa está o desenvolvimento de conteúdo de mídia e software, além de criar sua marca de acessórios eletrônicos para melhorar as margens de lucro, conforme pessoas familiarizadas com o assunto informaram ao jornal americano.

Um dos grandes fatores que pesou para a mudança nos planos da Hon Hai foram os resultados financeiros  da Apple, que têm ficado abaixo do esperado pelo mercado. No segundo trimestre do ano fiscal de 2013, encerrado em 30 de março, a fabricante reportou queda de 18% no lucro líquido, que totalizou US$ 9,5 bilhões, apesar de a receita ter saltado de US$ 39,2 bilhões para US$ 43,6 bilhões. "À medida que nossa capacidade de produção tem crescido em uma escala tão grande e as grandes marcas que são clientes têm crescimento em ordem limitada, precisamos expandir ativamente a nossa base para ajudar a aumentar o nosso volume de produção", disse um executivo da Hon Hai ao jornal.

A Foxconn não revela números financeiros por cliente, mas analistas estimam que a Apple componha 50% da receita da Hon Hai, que totalizou cerca de US$ 134,5 bilhões no ano passado. Entre os clientes da companhia taiwanesa estão a HP, Sony (para a montagem de PlayStation) e a Nokia (para a montagem de celulares). "A fabricante está batendo limites para o crescimento. Ela definitivamente vê uma necessidade de diversificação de empresas e clientes, enquanto a crescente dinâmica de seu cliente-chave, Apple, diminui", disse o analista da Yuanta Research, Vincent Chen, ao jornal.

A Hon Hai também planeja montar grandes monitores LCD para TVs na China, smartphones da Huawei, entre outros dispositivos para os Estados Unidos, a fim de incrementar suas margens. Segundo as pessoas envolvidas com o assunto, o objetivo final da companhia é fornecer conteúdo a todos os dispositivos cuja montagem é de sua responsabilidade, e para isso estaria contratando engenheiros de software para seu centro de pesquisa e desenvolvimento no sul de Taiwan. A empresa também estaria interessada em fabricar acessórios como cabos de transmissão de dados, fones de ouvido e teclados, com a marca Foxconn.

Em resposta ao diário americano, a companhia afirmou que a Hon Hai está explorando sua estratégia de varejo na China e reestruturando suas unidades de negócios para melhorar a eficiência de produção, "se preparando para desdobramentos futuros que melhor refletem o valor das operações da empresa".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.