Em meio à autêntica guerra que trava com a Apple na área de patentes, a Samsung abriu uma unidade especializada em registro de propriedade intelectual e litígios nessa área nos Estados Unidos, na qual foram investidos US$ 25 milhões. A divisão, denominada IKT (sigla em inglês para Tecnologia Intelectual Keystone), fica na cidade de Washington e está em funcionamento desde março.
A notícia da criação da nova unidade, veiculada pelo jornal Korea Times, ressalta ser esta a primeira vez que a fabricante coreana opta por manter uma divisão especializada em patentes. "Patentes são uma boa fonte de inovação e também precisamos defender nossa propriedade intelectual para reforçar o negócio relacionado a isso", afirma a companhia em comunicado.
A divisão também incorpora patentes relacionadas a telas de cristal líquido (LCD) e diodo orgânico emissor de luz (OLED), anteriormente pertencentes a japonesa Seiko Epson, vendidas no último dia 30 de abril. Quando questionada sobre a estratégia com a tecnologia, a Samsung não quis comentar. É sabido, contudo, por meio de fontes ligadas à indústria ouvidas pelo jornal asiático, que as patentes referentes a LCD e OLED estão entre os focos principais da companhia nos próximos anos.
"Companhias devem pagar taxas de licenciamento pelo uso de patentes. Estamos pagando para fornecedores de plataforma como a Microsoft em retorno pelo uso de suas tecnologias. A IKT vai trabalhar na descoberta de quais patentes são úteis e valorizadas para a Samsung", diz comunicado da companhia.