Uma das etapas mais importante do desenvolvimento de sistema é a definição dos requisitos. Um processo de levantamento de requisitos mal elaborado e principalmente sem foco na identificação dos objetivos tem grande chance de fornecer ao pessoal de desenvolvimento a definição de um produto que estará longe do solicitado pelo cliente.
Por mais incrível que possa parecer, nem sempre a conversa com os usuários é clara ou tem realmente a intenção de entender seus problemas. Muitas vezes, o analista de requisitos está mais preocupado em dar palpite do que entender realmente o que seu usuário necessita.
Para evitar problemas no levantamento dos requisitos, é importante seguir as melhores práticas: conversar com os usuários é fundamental, mas escuta-lo é vital; não utilize linguagem técnica, você não precisa mostrar que sabe, apresente suas preocupações sobre os objetivos, desafios, problemas, processos e tomada de decisão.
Para entender toda a situação do cliente, entreviste pessoas chaves de TI para validar qual é a realidade dos sistemas em produção, é recomendável fazer uso de entrevistas em grupo e individuais.
Ouça, entenda, discuta e documente as necessidades do cliente, encaminhe todos os requisitos levantados para todas as áreas para validação e homologação, é importante evitar o sentimento de prioridades indevidas, a falta de participação de usuários chaves é fundamental para o sucesso da definição correta dos requisitos.
As entrevistas individuais são normalmente utilizadas para entrar de maneira vertical e se aprofundar em determinados assuntos de negócio, as sessões de entrevistas em grupo com os facilitadores, são normalmente realizadas com o objetivo de entender as definições mais abrangentes do negócio.
Várias ferramentas são utilizadas para conseguir mapear detalhadamente as necessidades dos clientes, a elaboração de um questionário com perguntas simples e diretas é ainda é a maneira mais utilizada para detalhar o levantamento dos requisitos.
Para aumentar a assertividade dos requisitos é importante conversar com o cliente sobre os processos do negócio, normalmente a necessidade do desenvolvimento de um novo sistema nasce da necessidade da área de negócio em substituir um processo manual por algo mais rápido e confiável.
Entender o funcionamento atual das atividades antes de detalhar os requisitos para o desenvolvimento futuro de um sistema é garantia de atender plenamente o cliente em suas necessidades. Por isso é importante explorar ao máximo o tempo dedicado com usuário de negócios, a fim de entender o que deve ser feito, tome cuidado, não é incomum os usuários desejarem aumentar a quantidade de requisitos para desenvolver funcionalidades inexistentes, e na maioria das vezes inúteis.
Para reduzir a quantidade de erros no levantamento dos requisitos, é importante fazer a lição de casa antes de iniciar as entrevistas, aprenda o máximo possível sobre o negócio do cliente, tenha sempre em mente que a interação com as áreas de negócios são as mais importantes, pois guiam o desenvolvimento do sistema para atender a necessidade de quem paga a conta, ou seja, o cliente.
Alberto Parada, co-fundador do Descomplicado Carreiras (Sistema de orientação de carreira), Colunista e Palestrante especializado em carreiras, atua há mais de 25 anos como executivo no mercado de tecnologia em empresas como: Sênior, IBM, Capgemini, Fidelity, Banespa, e mais de 12 anos como Professor Universitário no Lassu-USP FAAP e FIAP. Formação em administração de empresas e análise de sistemas, com especialização em gerenciamento de projetos e mestrando em Gestão de Negócios pela FIA, voluntário no HEFC hospital de retaguarda para portadores de Câncer.