A Americanas escolheu a plataforma de comércio eletrônico VTEX para atualizar o ambiente de varejo online. Desta forma, a varejista passou a contar com diferentes recursos, como a integração nativa com sellers, focada em dar velocidade, entregar funcionalidades de publicidade e capacidades omnicanal.
Essa nova estrutura substituiu sistemas legados por alternativas mais modernas e flexíveis, resultando na otimização de processos, redução de custos operacionais e aceleração do time-to-market, em um ambiente mais ágil e integrado.
O projeto foi entregue em apenas 11 meses – do provisionamento da conta em abril de 2024 até o go-live em março de 2025 – resultado de uma forte colaboração entre as equipes técnicas da Americanas, da VTEX e de parceiros estratégicos.
Entre os principais desafios enfrentados estavam a migração do Seller Center para um novo protocolo de indexação de disponibilidade e preços, e a necessidade de adaptar a infraestrutura da VTEX para suportar um volume maior de sellers, promoções e páginas indexadas no Google.
A mudança para uma arquitetura SaaS também demandou o alinhamento de novas responsabilidades e processos entre as equipes já que o ambiente tecnológico anterior era gerenciado internamente.
Como primeiros resultados de performance, estão a liberação de carrinhos mistos que permitem combinações de produtos do estoque de terceiros e próprios, inclusive entre diferentes lojas físicas.
A integração com o ecossistema de parceiros VTEX também já trouxe inovações práticas. Um exemplo é o uso do framework VTEX IO para o desenvolvimento de soluções como conectores de pagamento criados pela própria Americanas, a solução de pagamento em loja desenvolvida pela Quality e a extensão antifraude da Clearsale.
Com a nova plataforma, a Americanas inicia uma nova fase em sua trajetória digital, apoiada em uma base sólida para escalar, inovar e oferecer experiências mais simples, conectadas e eficientes ao consumidor brasileiro.