Itaú apresenta maquininha desenvolvida com participação de clientes 

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Com o intuito de apoiar de maneira estruturante a gestão dos negócios e tornar a experiência de receber e gerir mais simples, rápida e completa, o Itaú Unibanco anuncia o lançamento da nova laranjinha +, a primeira maquininha desenvolvida com seus clientes, atendendo a 100% dos atributos apontados como imprescindíveis no dia a dia dessas empresas.

Desenvolvida exclusivamente para o banco, com a tecnologia da Rede e Itaú, a novidade passa a compor o portfólio de maquininhas do Itaú Unibanco, com implementação gradual para os clientes ao longo de 2025 e 2026.

"A nova laranjinha+ é resultado de um processo de escuta muito importante com clientes, que participaram ativamente reportando suas principais necessidades e desafios com as maquininhas, seja nas vendas físicas ou nos deliverys. Ouvimos mais de 600 clientes de todo o país, e transformamos esses insights em um produto que realmente entrega todos os atributos apontados como desejo por eles, tornando-se uma ferramenta inteligente e segura para gestão de pagamentos e recebimentos – por meio da tecnologia mais avançada do mercado. Estimamos que através das inovações, a nova laranjinha + aumente em cerca de 40% a produtividade dos negócios. Com mais rapidez para vender e ganho operacional, poupamos tempo do empreendedor e melhoramos a sua operação, fazendo com que ele possa vender mais e impulsionando o crescimento da sua empresa", explica Angelo Russomanno, diretor de pagamentos para pessoa jurídica do Itaú Unibanco.

Com um visual e interface semelhantes aos de um smartphone, o novo aparelho é mais compacto, ergonômico e prático de usar. A tela sensível ao toque associada ao teclado digital e físico maior e mais iluminado garantem menos erros de digitação, importante principalmente para os estabelecimentos com alta rotatividade. O leitor de pagamentos por aproximação com NFC em nova disposição – na parte superior frontal – facilita a intuitividade e visão da operação pelo cliente (reforçando a segurança e rapidez nas vendas). A bateria tem duração de até 40 horas contínuas com maior velocidade de carregamento, um desempenho 20% maior do que modelos anteriores.

O sistema operacional da nova laranjinha+ foi desenvolvido na metodologia IDS (Itaú Design System), oferecendo a mesma experiência do aplicativo do Itaú e do Itaú Empresas – uma nova interface de usabilidade mais simples e funcional que traz mais fluidez e agilidade, facilitando o dia a dia e melhorando a performance das empresas, com um ganho de 20% de produtividade. "Além de toda operação mais simples e da transação mais rápida do mercado, as laranjinhas possuem mais de 100 aplicativos disponíveis, permitindo acesso a soluções específicas para cada ramo de negócio, tornando a maquininha mais do que um instrumento para transações, mas uma ferramenta de gestão e controle do estabelecimento. Temos casos de clientes que fazem toda a gestão nelas, abolindo inclusive a necessidades de computadores em seus pontos de venda", complementa Angelo.

A maquininha permite monitorar vendas em tempo real e atuar preventivamente e remotamente, por meio do controle integrado no internet banking e app. Toda a gestão do negócio e estoques poderá ser feita pela nova laranjinha +, que possui também integração com sistemas e relatório de vendas diretamente no aparelho. As laranjinhas aceitam as principais bandeiras do mercado e emitem comprovantes de vendas físicos e digitais, oferecem visualização de estornos, compreensão de turnos e conversor de moedas, impactando na consolidação completa do fluxo de caixa, seja com recebimentos via débito, crédito ou Pix.

"A forte evolução tecnológica impulsionou o mercado de meios de pagamentos nos últimos anos, com inovações como carteiras digitais e pagamentos por aproximação, que melhoram a experiência dos consumidores e aumentam a segurança. Com uma adesão cada vez maior, as maquininhas precisaram acompanhar essa evolução. Diante das necessidades dos clientes em ter transações cada vez mais rápidas para otimizar seu tempo, ganhar produtividade e reduzir filas, o Itaú vem investindo fortemente em modernizar seu parque de maquininhas nos últimos anos; já temos o parque mais moderno do mercado, que apoia as empresas em todo o seu ciclo de negócio", complementa Russomanno.

O novo modelo chega para complementar o portfólio do Itaú, aumentando o seu portfólio de maquininhas smarts. Enquanto a nova laranjinha + equilibra inovação e praticidade, a laranjinha Smart, modelo já disponível, oferece uma experiência premium, com a tela sensível ao toque e com foco em digitalização e integração sistêmica. A nova laranjinha + começa a ser distribuída para 10 mil clientes no estado de São Paulo e a previsão é de que todo o parque esteja atualizado com as duas maquininhas em até 2 anos.

Excelência operacional e tecnológica

Essa experiência é complementada pela melhor logística do mercado de maquininhas, inteligente e preditiva, oferecendo uma experiência de entrega e troca com a rapidez que as empresas precisam: mais de 70 % das maquininhas são entregues e ativadas no mesmo dia, seja no momento da venda ou pelo time de logística. A operação sistêmica por trás da laranjinha é super estável e robusta, com índices de 99,99999% de status online, possuindo controles de prevenção a fraudes com os melhores indicadores do mercado e uma operação em contato constante e monitoramento em tempo real de tudo o que acontece nos negócios. Além disso, 100% das transações das maquininhas operam na nuvem; o que traz uma velocidade de processamento e das atualizações das laranjinhas muito maior, sem impacto na operação e nas transações dos clientes.

A excelência operacional do ecossistema de pagamentos e recebimentos do Itaú fornece às empresas todo o universo do banking de forma integrada e segura. Essa visão única torna a vida dos empreendedores mais simples, com conveniência, assessoria e uma visão integrada da saúde e gestão financeira de seu negócio.

"Se no passado, as demandas dos negócios iam pouco além de uma maquininha para realizar vendas com cartões e antecipar as vendas, nos últimos anos diversas novas oportunidades surgiram, passando por modernização, simplificação, agilidade, digitalização e novos meios de pagamentos, como o Pix. Temos um olhar atento às necessidades dos clientes, que cada vez mais veem valor em um atendimento de ponta a ponta e serviços que se adequem à sua realidade de forma integrada. Queremos cada vez mais colocar toda a tecnologia disponível a serviço dos clientes, entregando a melhor experiência, performance e segurança para atender às necessidades dos nossos clientes" conclui Russomanno.

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