A Eonde lançou nesta quarta-feira (27/6) seu portal de compra e locação filmes, seriados, jogos e shows. A grande novidade é que o portal é o primeiro a trabalhar de forma integrada com o Windows Media Center, presente nas versões Ultimate e Home Premium do Windows Vista. Assim, os usuários podem, usando um computador equipado com controle remoto e conexões para a televisão, navegar na loja virtual e adquirir conteúdo de forma intuitiva, semelhante à navegação no menu de um DVD de vídeo.
A loja oferecerá, num primeiro momento, conteúdo da Warner, mas, segundo Karl Loriega, diretor geral da Eonde, a empresa está negociando com os outros grandes estúdios norte-americanos e produtores independentes para ampliar o catálogo. ?Queremos aproveitar todo o conceito do long tail?, explica, referindo-se à venda de conteúdos voltados para nichos, mas com ganho de escala graças à oferta global deste conteúdo.
Gerson Rolim, também da Eonde, afirmou que a empresa está negociando com produtoras e distribuidoras brasileiras para oferta de conteúdo local. Segundo ele, a primeira distribuidora que deve ter seu conteúdo no portal é a Paris Filmes.
Os filmes serão oferecidos para compra são comparáveis aos do mercado de DVDs. Os lançamentos custarão entre R$39,90 e R$44,90, enquanto filmes de catálogo custarão entre R$14,90 e R$24,90. Episódios de TV serão vendidos por R$5,90. Vale comparar, no mercado norte-americano, o iTunes, maior portal de venda de conteúdos, vende filmes a um preço médio de US$ 12,50 (cerca de R$ 24,50) e episódios de séries a US$ 1,99 (cerca de R$ 3,90).
Por enquanto, o portal ainda não oferece o conteúdo para locação, quando a opção de locação estiver disponível, os lançamentos de filmes serão oferecidos por R$7,00 e aqueles de catálogo por R$5,00. Esta função e outros serviços estão prometidos para até o fim deste ano. O mais interessante a criação de comunidades para discussão dos filmes, o que deve funcionar como marketing viral e auxiliar, principalmente, clientes de nicho. ?A meta é fazer do portal um ponto de convergência dos amantes do cinema, dos aficcionados por games e daqueles que não deixam de colecionar suas séries de TV?, explica Loriega.
O lançamento conta com apoio da Intel e Microsoft, sendo que o portal foi otimizada para os computadores que têm o processador Intel Core 2 Duo e o Windows Media Center. Também foi anunciado um computador, lançado pela Megaware, que reúne as características para que o portal possa ser acessado "da televisão". Trata-se do X-Cube, que foi desenhado para possa ser instalado na sala de TV do usuário, com saídas óticas de áudio e ainda saídas para televisores de plasma ou LCD. O equipamento conta com controle remoto, além de teclado e mouse sem fios.