Gerenciador de processos simplifica operação da TopMed

0

A empresa catarinense TopMed dedica-se a um mercado que, segundo ela, ainda é pouco explorado no Brasil: o da promoção à saúde, prevenção de riscos e doenças, programas de qualidade de vida e gerenciamento de pacientes crônicos. Em atividade desde 2003, a empresa se vangloria por complementar a atuação dos planos de saúde, ao oferecer serviços e produtos que eles geralmente não incorporam. Uma equipe formada por 90 funcionários, entre médicos, enfermeiros, psicólogos, farmacêuticos, nutricionistas, assistentes sociais e educadores físicos, atende a 200 mil beneficiários.
A TopMed utiliza um modelo e um conceito de trabalho diferente do padrão de mercado. Um perfil que a impõe vários desafios, entre eles encontrar um sistema suficientemente flexível, capaz de se adaptar ao modelo de negócios e, ao mesmo tempo, estar em evolução permanente.
Segundo Paulo Roberto Salvi, diretor técnico e de TI da empresa, inicialmente, por não ter um sistema adaptado ao nosso modelo de trabalho, a TopMed criava um novo processo para cada nova atividade e demanda de mercado, com todas as mudanças impactavam a produtividade. Também havia uma dificuldade maior na avaliação dos processos e resultados. "Estamos permanentemente criando novos projetos, serviços, produtos e soluções com foco na promoção à saúde, prevenção de riscos e doenças. É essencial que nossos parceiros sejam dinâmicos, para que a velocidade da transformação não implique em perda de qualidade", afirma o diretor.
Foi então que em agosto de 2010, após uma ampla pesquisa de mercado, a TopMed implantou o a solução da HB.Prever. "Levamos cerca de um ano definindo a solução a ser adotada. No mercado, há poucas opções com as características que procurávamos e com amplo know-how na área de saúde. Fomos extremamente minuciosos neste processo, pois sabíamos da importância de escolher um parceiro que pudesse nos acompanhar ao longo da evolução dos serviços", diz o executivo.
Segundo ele, o maior diferencial do projeto foi a metodologia utilizada em todas as fases – de desenvolvimento do conceito, implementação e início da utilização do sistema – que foi eficiente e capaz de minimizar a quantidade de erros e problemas durante todo o processo. Isso permitiu que as novas funcionalidades e processos adotados pela TopMed em um prazo curto não provocassem impactos negativos à operação da empresa.
Sem revelar o investimento feito na aquisição da solução, Salvi informa que "através dos indicadores mantidos no HB.Prever podemos avaliar a performance de nossa equipe e o reflexo disto na evolução da saúde de cada pessoa acompanhada".
Os projetos oriundos do novo programa vão desde o acompanhamento de pessoas que não realizam exames preventivos, o monitoramento de crônicos e o acompanhamento de egressos de internação. O diretor também forneceu um balanço entre as métricas positivas e negativas da solução, "as métricas positivas estão relacionadas ao tempo médio de atendimento, que reflete a usabilidade do produto. Houve redução no tempo das ligações e, consequentemente, a produção por atendente sofreu significativos ganhos. As métricas negativas se relacionam à ambientação do uso do sistema, e se limitam ao tempo de implantação do mesmo. Assim que ultrapassamos a fase de aculturação com o sistema, elas são superadas".
Salvi também ressalta que a projeto facilita o desenvolvimento de "pacotes", através dos quais a TopMed consegue ofertar vários serviços e produtos, de forma integrada e customizada, para que se adequem a real necessidade do cliente. Isso garante um resultado mais efetivo, pois todas as informações são compartilhadas no novo sistema.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.