Valetec desenvolve software dentro do conceito de inovação aberta

0

A Valetec (Associação de Desenvolvimento Tecnológico do Vale) está desenvolvendo uma nova ferramenta de suporte à inovação tecnológica. Acessível a todos os associados da instituição, o projeto envolve a criação de um software via web para apoio à chamada inovação aberta, conceito que estimula a participação de pessoas de diferentes perfis na pesquisa e lançamento de processos e produtos inovadores. "O projeto se inspira no programa Connect & Develop, da Procter & Gamble, que reúne pesquisadores e a empresa através de um site, promovendo a interação entre diferentes perfis de público para troca de ideias, experiências e conhecimentos que podem ser decisivos na geração de inovações ao mercado", relata o Diretor Executivo da Valetec, Maurício Andrade.
Com o apoio dos setores de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) de associados da Valetec, algumas reuniões já foram realizadas com o intuito de balizar os conteúdos e a plataforma do novo software. Agora a empresa contratada para execução do projeto trabalha na criação do software, que funcionará como uma espécie de site, priorizando informações das principais áreas de atuação da Valetec: os setores agropecuário e agroindustrial, de automação e informática, biotecnologia, couro e calçado, design, energia, meio ambiente e telecomunicações. "Os associados poderão tanto buscar informações sobre determinado assunto, usando o site como uma espécie robô de busca segmentada, assim como localizar profissionais e pesquisadores com informações complementares para projetos específicos, podendo realizá-los conjuntamente, reduzindo prazos e dividindo lucros", ressalta Andrade.
O Presidente do Conselho Superior da Valetec, Olivério Maria Ferreira, ressalta que o projeto de criação do software de inovação aberta é mais uma ação que reforça os objetivos da entidade de priorizar a integração regional a fim de ampliar o setor tecnológico do Vale do Sinos. Segundo Ferreira, a interação entre a "tríplice hélice" – setor público, privado e instituições de ensino – será estimulada pela nova ferramenta, que irá fomentar o encontro entre pesquisadores, empresas e potenciais financiadores de projetos, gerando maior desenvolvimento local.
Os recursos para implantação do sistema são provenientes do Programa Gaúcho de Parques Científicos e Tecnológicos (PGtec), da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, que destinou R$ 1,1 milhão para o Parque Tecnológico do Vale do Sinos, administrado pela Valetec e localizado em Campo Bom (RS). A verba prevê a execução de diversas ações, entre elas a implantação do Laboratório de Simulação de Materiais e do Laboratório de Condutividade Térmica, apoio a empresas associadas para obtenção da certificação CMMI (Capability Maturity Model Integration), e realização de cursos de Gestão da Inovação, Propriedade Intelectual (industrial), Desenvolvimento e Gestão de Projetos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.