A Valetec (Associação de Desenvolvimento Tecnológico do Vale) está desenvolvendo uma nova ferramenta de suporte à inovação tecnológica. Acessível a todos os associados da instituição, o projeto envolve a criação de um software via web para apoio à chamada inovação aberta, conceito que estimula a participação de pessoas de diferentes perfis na pesquisa e lançamento de processos e produtos inovadores. "O projeto se inspira no programa Connect & Develop, da Procter & Gamble, que reúne pesquisadores e a empresa através de um site, promovendo a interação entre diferentes perfis de público para troca de ideias, experiências e conhecimentos que podem ser decisivos na geração de inovações ao mercado", relata o Diretor Executivo da Valetec, Maurício Andrade.
Com o apoio dos setores de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) de associados da Valetec, algumas reuniões já foram realizadas com o intuito de balizar os conteúdos e a plataforma do novo software. Agora a empresa contratada para execução do projeto trabalha na criação do software, que funcionará como uma espécie de site, priorizando informações das principais áreas de atuação da Valetec: os setores agropecuário e agroindustrial, de automação e informática, biotecnologia, couro e calçado, design, energia, meio ambiente e telecomunicações. "Os associados poderão tanto buscar informações sobre determinado assunto, usando o site como uma espécie robô de busca segmentada, assim como localizar profissionais e pesquisadores com informações complementares para projetos específicos, podendo realizá-los conjuntamente, reduzindo prazos e dividindo lucros", ressalta Andrade.
O Presidente do Conselho Superior da Valetec, Olivério Maria Ferreira, ressalta que o projeto de criação do software de inovação aberta é mais uma ação que reforça os objetivos da entidade de priorizar a integração regional a fim de ampliar o setor tecnológico do Vale do Sinos. Segundo Ferreira, a interação entre a "tríplice hélice" – setor público, privado e instituições de ensino – será estimulada pela nova ferramenta, que irá fomentar o encontro entre pesquisadores, empresas e potenciais financiadores de projetos, gerando maior desenvolvimento local.
Os recursos para implantação do sistema são provenientes do Programa Gaúcho de Parques Científicos e Tecnológicos (PGtec), da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, que destinou R$ 1,1 milhão para o Parque Tecnológico do Vale do Sinos, administrado pela Valetec e localizado em Campo Bom (RS). A verba prevê a execução de diversas ações, entre elas a implantação do Laboratório de Simulação de Materiais e do Laboratório de Condutividade Térmica, apoio a empresas associadas para obtenção da certificação CMMI (Capability Maturity Model Integration), e realização de cursos de Gestão da Inovação, Propriedade Intelectual (industrial), Desenvolvimento e Gestão de Projetos.
- Desenvolvimento