A Apple já vendeu mais de 250 milhões de iPhones e acumulou receita de US$ 150 bilhões com o smartphone. Os números são uma estimativa da consultoria Strategy Analytics sobre o aparelho, cujo lançamento da primeira versão completa cinco anos no próximo dia 29.
O cálculo contempla toda a família de smartphones da Apple, desde a estreia até o mais recente iPhone 4S. O líder em volume de vendas e receita, de acordo com a empresa, é o iPhone 4. Segundo análise da consultoria, o bom desempenho de venda do aparelho deve continuar, mas a partir de agora o cenário para a fabricante se tornará mais competitivo.
Para a Strategy Analytics, primeira razão para a mudança de conjuntura é o crescimento menos acelerado do mercado de smartphones. Além disso, os esforços da Samsung com seus modelos equipados com o sistema operacional Android, do Google, e a impaciência das operadoras de telefonia móvel com a reduação dos subsídios aos aparelhos devem impactar as vendas. A consultoria ressalta, também, que os preços dos smartphones concorrentes se tornarão cada vez mais agressivos. “São sinais emergentes de que os próximos anos serão mais difíceis para o iPhone”, diz o analista Nel Mawston, em entrevista ao TechCrunch.
Segundo ele, no segundo trimestre as remressas de handsets cresceram apenas 4% devido à incerteza econômica na zona do euro e ao enfraquecimento das economias asiática e norte-americana. Para Mawston, a Apple pode retomar parte do ritmo com um novo modelo com suporte à rede 4G.