Desde 2005, a Lopes utiliza a ferramenta GIS (Sistemas de Informações Geográficas) para suportar as suas atividades de intermediação, consultoria e promoção de financiamentos de imóveis no Brasil.
A empresa é usuária do software ArcGIS, desenvolvido pela Esri, dos Estados Unidos, e fornecido pela Imagem, que atua no licenciamento, implantação e suporte.
A Imagem atua também na consolidação das bases de dados geográficos e, por meio de treinamento, transfere conhecimentos técnicos sobre a tecnologia GIS aos profissionais da Lopes.
Atualmente, a aplicação GIS está centralizada no departamento de inteligência de mercado da empresa, em São Paulo, e atende a operação da Lopes em dez Estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Bahia, Pernambuco e Ceará – além do Distrito Federal.
"No ano de 2012, mais de 210 empreendimentos imobiliários – aproximadamente 80 incorporadores – contaram com análises de geoprocessamento em suas estratégias de lançamento e vendas", revela Willian Rosalen, coordenador de GIS e inteligência de mercado da Lopes.
Segundo ele, outro indicador importante para mensurar o resultado positivo do projeto é que no mesmo ano a aplicação GIS colaborou para produzir mais de 2400 mapas com inúmeras análises em todos os 11 Estados em que a Lopes tem operações.
Antes do uso de aplicações de geotecnologia, o quadro de negócio da Lopes tinha como base o vasto conhecimento mercadológico dos diretores em determinadas regiões para gerar análises de desenvolvimento de futuros projetos.
Entretanto, os avanços do mercado exigiram maior precisão nas informações estratégicas.
A escolha da fornecedora da aplicação GIS foi realizada com base em critérios que avaliaram desempenho, assistência técnica, preço, interface amigável e layout dos mapas que a ferramenta apresenta.
Entre os principais resultados alcançados pela Lopes, Rosalen cita a velocidade no acesso às informações e a assertividade que a geotecnologia proporciona nos diagnósticos.
Esse fator se deve aos recursos de geoprocessamento que permitem prever em até 90% a área de influência de um empreendimento antes do seu lançamento.
Além disso, é possível mapear parceiros, concorrentes e compradores em potencial, entre outras informações.
A empresa ainda conta com um serviço em seu site que permite ao cliente final inserir o CEP de seu imóvel e saber a média de valor por metro quadrado, serviço anteriormente realizado apenas mediante visita e avaliação de um consultor.
Embora a ferramenta não substitua o profissional nessa etapa, agrega qualidade nos serviços por servir como filtro que agiliza o processo e direciona o cliente, evitando custos.
Muito boa a matéria, os 2.400 mapas é um valor expressivo, deve ser uma equipe e tanto.