A Comissão Europeia já sinalizou que vai fazer nova acusação contra o Google, possivelmente antes de agosto, por abusar de sua posição dominante na publicidade online. O órgão regulador da União Europeia pediu a empresas rivais que permitam a divulgação de informações confidenciais que apresentaram à UE, com as alegações de que o Google induz o consumidor a clicar nos anúncios do Adwords, sua plataforma de publicidade online, o que infringe a lei antitruste do bloco econômico.
Este é o terceiro conjunto de acusações antitruste da UE contra o Google. A Comissão Europeia deu o prazo de uma semana para que as companhias rivais apresentem novas versões dos documentos, o que sugere que a UE está se aproximando da fase final de elaboração de acusações contra a empresa.
A chefe antitruste da União Europeia, Margrethe Vestager, já apresentou acusação antitruste formal contra a Google por supostamente distorcer seus resultados de busca para favorecer o seu próprio serviço de compras, o Google Shopping, e, mais recentemente, por beneficiar o Google Maps em smartphones equipados com o seu sistema operacional Android.
Margrethe disse que órgão está "avançando" nas investigações para analisar se o Google abusa da sua posição dominante com o seu serviço de publicidade, área de preocupação que já havia sido delineada por seu predecessor, Joaquín Almunia.
A publicidade online representou 90% da receita da empresa no ano passado, que foi de US$ 75 bilhões.
A UE também está investigando se o Google restringe os anunciantes que usam o serviço de publicidade com base no leilão da empresa. A Comissão Federal de Comércio dos EUA realizou uma investigação semelhante em 2013 depois que o Google comprometeu-se a eliminar restrições impostas aos anunciantes que querem coordenar suas campanhas de publicidade online através de várias plataformas.
Separadamente, a News Corp., que publica o The Wall Street Journal, apresentou queixas formais na Comissão Europeia a respeito de práticas de negócios do Google. Com informações de agências de notícias internacionais.