A Linx anuncia mais uma expansão em seu portfólio de soluções, com a entrada do Sponte, um software de gestão completo para o setor educacional presente em mais de cinco mil escolas em todo o Brasil. O anúncio reforça os movimentos de expansão da Linx em direção a um segmento inédito na empresa. A solução Sponte atuará de forma especializada no fornecimento de sistemas de gestão para a rede privada de ensino, com foco na educação básica, escolas de idiomas e cursos técnicos e profissionalizantes.
Influenciado pela pandemia, o cenário educacional no Brasil acelerou a adoção de diversas iniciativas, como o ensino EAD e as novas rotinas de interação entre escola, estudantes e responsáveis. Dados da Fundação Abrinq revelaram que, entre fevereiro e maio de 2021, 99,3% das escolas brasileiras passaram por suspensão de atividades presenciais. Entre as privadas, 70% conseguiram manter o calendário letivo original.
De acordo com informações do Censo Escolar 2021 divulgadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), durante os anos de educação básica, 18% dos alunos no Brasil frequentam escolas privadas — cerca de 8,1 milhões de estudantes. No ensino técnico, dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) revelaram que atualmente 1,9 milhões de jovens estão matriculados. É uma população relevante no país e, com tantas mudanças nos últimos dois anos, os formatos de ensino estão se transformando a cada dia — o que pode trazer preocupações para gestores de tais instituições.
Com o Sponte, a ideia é promover o melhor acompanhamento pedagógico, estabelecendo um modelo de ensino de acordo com as especificidades de cada escola. "Nosso objetivo é fornecer tecnologia de ponta para o mercado educacional. Embora essa seja a primeira solução no portfólio da Linx voltada para o nicho, ela é estruturada para facilitar o dia a dia das instituições, buscando diminuir o número de gargalos. Esse setor possui grande potencial de crescimento no país, e queremos fazer parte disso com o auxílio de nossas ferramentas", comenta Gilsinei Hansen, Chief Operation Officer da plataforma de software da StoneCo.
Além da atuação no ensino básico, técnico e profissional, as escolas de idiomas também poderão ter o suporte da Linx por meio da Sponte. Uma pesquisa da Catho apontou que, no Brasil, falar inglês pode aumentar o salário em até 70% – o que pode intensificar o interesse da população pelo aprendizado de outras línguas, e principalmente do inglês. Além disso, de acordo com informações da plataforma de idiomas online Duolingo, o Brasil é o país que mais estuda a língua inglesa no mundo.
"Juntamente com a Linx, estamos trazendo uma solução inteligente para quem está gerindo negócios do ramo educacional. Sabemos dos desafios e trabalhamos para entregar inovação tecnológica de qualidade para esse setor tão diversificado e com tantas oportunidades de crescimento", finaliza Reginaldo da Silva, CEO da Sponte.
Com mais de dois milhões de alunos gerenciados anualmente, a ferramenta de gestão Sponte oferece um sistema personalizável a cada negócio, independentemente do segmento, com foco em gerar mais produtividade e uma comunicação sem ruídos entre toda a comunidade envolvida na instituição. A partir dessa gestão educacional que o sistema promove, é possível automatizar processos, oferecer diferentes meios de pagamentos e diminuir os níveis de inadimplência escolar.