A Bematech, amplia seu modelo de negócios via canais por meio do lançamento de sua Plataforma como Serviço (PaaS – Platform as a Service), voltada para pequenos e médios desenvolvedores de softwares, com tecnologia aberta que permite que novos programas sejam hospedados na plataforma da companhia, estendendo a sua atuação para novos mercados;
Baseada no conceito OEM (Original Equipment Manufacturer), a Plataforma da Bematech é um ERP preparado para suportar toda operação de BackOffice do sistema que será hospedado, como controles financeiros, compras e vendas, estoque, fiscal (inclusive com SPED, NFe, NFSe e NFCe/SAT), contábil, entre outros que são compostos como componentes de acordo com a necessidade da solução final do parceiro.
De acordo com Carlos Prado Filho, diretor da Bematech, o objetivo da companhia com a PaaS é usar todo o seu know how para colocar na nuvem – de maneira ágil, rápida e segura – as soluções de parceiros que possuem especialização de funcionalidades para atender segmentos de mercado diferenciados, porém usufruindo de uma retaguarda de sistema robusta e já pronta para atuação de maneira distribuída pela web. Além disso, a plataforma também oferecerá uma base pronta para que estes softwares sejam criados. "A complexidade que existe para o desenvolvimento de um sistema de gestão empresarial é grande e a Bematech sabe disso. Portanto, com a PaaS, disponibilizamos para os nossos parceiros um ERP pronto, que contempla todas as ferramentas necessárias para o gerenciamento integrado, independentemente do segmento no qual ele está inserido".
Um dos primeiros parceiros da companhia a usar sua nova tecnologia é a Via Lógica Sistemas, empresa especializada no desenvolvimento de softwares de gestão para o setor farmacêutico e hospitalar. Com mais de 15 anos de atuação no mercado nacional e presença em mais de mil lojas e em mais de cem distribuidores, a Via Lógica adaptou o seu ERP Ally Pharma para a nuvem por meio da PaaS da Bematech.