A Linux Foundation, organização sem fins lucrativos que facilita a inovação massiva por meio de código aberto, anunciou hoje que hospedará a Pyrrha, plataforma criada com contribuição da Prometeo Platform S.L. e em colaboração com a IBM.
O objetivo é cooperar para acelerar o desenvolvimento e a implementação de tecnologia de segurança contra incêndios em todo o mundo. Em 2019, a Prometeo foi a vencedora do concurso de tecnologia Call for Code Global Challenge e, desde então, desenvolveu ainda mais sua tecnologia, com hardware atualizado e software aprimorado, por meio do trabalho voluntário com o IBM Service Corps e parceiros líderes do ecossistema.
As mudanças climáticas criaram condições mais perigosas para os bombeiros, aumentando o risco e a propagação de incêndios florestais em todo o mundo. Os incêndios florestais australianos em 2020 e os incêndios florestais recordes ocorridos na Espanha e nos Estados Unidos tiveram um crescimento em relação aos últimos anos em número, gravidade e destruição, além de impor riscos maiores, imediatos e de longo prazo para a saúde dos bombeiros que estão lutando contra estas catástrofes.
De acordo com a Cal / Fire, a Califórnia já está enfrentando um aumento de 26% na atividade de incêndios florestais em 2021, enquanto a área queimada teve um incremento de 58% em comparação com 2020.
A Prometeo, a Linux Foundation e a IBM desejam que o projeto de código aberto Pyrrha acelere a inovação no monitoramento da saúde e da segurança dos bombeiros. Em parceria com empresas líderes do ecossistema Call for Code, como a Samsung, a iniciativa busca personalizar e escalar a solução em todo o mundo, com o objetivo de ajudar a salvar vidas.
"A Samsung e a IBM têm colaborado por muitos anos para criar tecnologias líderes de mercado que resolvem problemas desafiadores para a sociedade e o setor empresarial. Agora, estamos entusiasmados em trabalhar juntos para promover a tecnologia para causas nobres e ajudar a combater os efeitos das mudanças climáticas", disse KC Choi, vice-presidente executivo da Samsung B2B Mobile. "Somos fortes defensores da tecnologia de código aberto e vemos o Call for Code como uma oportunidade única para disponibilizar recursos para equipes premiadas, como a Prometeo, para consolidar sua solução enquanto ela é ativamente testada, implementada e disponibilizada em open source. Também esperamos expandir nossa participação no concurso Call for Code."
A solução Prometeo foi criada por um enfermeiro, um bombeiro e desenvolvedores como um sistema que usa inteligência artificial e Internet das Coisas (IoT) para manter os bombeiros seguros. Nos últimos dois anos, graças à colaboração com parceiros do ecossistema Call for Code, a Prometeo aprimorou o uso offline de sua tecnologia, integrando-se a celulares e relógios para fornecer alertas bidirecionais e capturar as médias de exposição a toxinas conforme o tempo avança. Os testes de campo realizados na Espanha em 2020 e no início de 2021 permitiram que o feedback dos bombeiros fosse incorporado à tecnologia e capitalizado em grandes quantidades de dados técnicos anônimos para melhorar a solução de ponta a ponta.
O Desafio Global Call for Code 2021 convida os desenvolvedores de software e inovadores do mundo a combater as mudanças climáticas com tecnologia de código aberto. O ecossistema global de especialistas, empresas, fundações, universidades e celebridades, diverso mas com uma mentalidade comum, que colaboram no Call for Code continua a crescer. Inclui especialistas do Acelerador de Inovação do Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas, Arrow Electronics, Black Girls Code, Caribbean Girls Hack, charity: water, Clinton Foundation, Clinton Global Initiative University, Heifer International, Ingram Micro, Intuit, Kode With Klossy, NearForm, o Escritório das Nações Unidas para a Redução do Risco de Desastres, United Way e o World Institute on Disability.