Na tentativa de roubar participação de mercado do iPhone, da Apple, a Nokia anunciou nesta quinta-feira, 27, o seu primeiro smartphone baseado em Linux. Batizado de N900, esse é o primeiro celular da companhia que utiliza o sistema operacional de código aberto, o Maemo.
Com o novo aparelho, a fabricante finlandesa de celulares quer oferecer uma experiência de uso diferenciada para o usuário, com a utilização do celular como se fosse um PC, principalmente no que se refere à conexão à internet.
Além de abocanhar mercado do iPhone, a Nokia também mira aumentar a participação no segmento corporativo de mobilidade, que atualmente é dominado pela Research In Motion (RIM), fabricante do BlackBerry.
A Nokia utiliza o Maemo desde 2005 em seus aparelhos voltados exclusivamente para conexão à web, chamados de internet tablets.
O aparelho é equipado com chip ARM Cortex A-8, conectividade 3G e Wi-Fi e seu navegador de internet é basedo em tecnologia da Mozilla, fabricante do FireFox.
O N900 será lançado comercialmente em alguns mercado em outubro deste ano e terá preço de 500 euros, excluindo as taxas de venda e os subsídios. Ainda não há previsão de chegada do aparelho no Brasil.
- Celular de código aberto