TIM se reestrutura para venda de aplicativos móveis para empresas

0

Uma grande reestruturação está em curso na área de vendas corporativas da TIM. O objetivo é transformar a operadora em um ponto de contato único para seus grandes clientes no que tange soluções móveis. Em outras palavras: a ideia é vender não apenas voz, mas também serviços de valor agregado (SVAs) corporativos, cobrados na conta dos clientes. "Vender commodity é fácil. Difícil é vender solução, valor agregado", explica Renato Ciuchinhi, diretor de top clients da TIM.
Até então, a operadora agia de maneira reativa na oferta de SVAs corporativos: quando um grande cliente a procurava solicitando uma solução, a TIM lhe indicava um de seus parceiros certificados. Então o cliente assinava um contrato à parte com o desenvolvedor para a criação de uma solução corporativa móvel. Agora a operadora quer seguir o conceito de "one stop shopping", além de realizar uma oferta mais pró-ativa de aplicativos móveis para grandes empresas. Para isso, a equipe de engenheiros de soluções da operadora está sendo especialmente treinada. "A venda de aplicativos é mais técnica, mais consultiva. O perfil do vendedor precisa ser outro", explica Ciuchini. Ao todo, são 50 engenheiros dedicados a esse fim. Eles estão neste momento concluindo um trabalho de mapeamento das soluções dos desenvolvedores parceiros, para terem mais clareza do que oferecer para cada tipo de cliente.
A cobrança pelo uso dos aplicativos será feita na conta telefônica. Os ajustes no sistema de billing já foram concluídos. A receita será dividida com os desenvolvedores, mas os percentuais ainda não foram definidos. A expectativa é de que o novo modelo de vendas entre em funcionamento para valer a partir de outubro, informa Ciuchini.
Evento
Ciuchini será palestrante no painel "O que vem por aí em mobilidade corporativa?", que acontecerá no dia 9 de setembro, entre 9h e 10h30, durante a segunda edição do Forum Mobile+, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. Participarão do mesmo painel Marcelo Condé, da Spring Wireless; Fernando Pansan, da Vivo; e Julio Ramos, da Microsoft. O evento é organizado pela Converge Comunicações. Para mais informações, acesse www.converveeventos.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.