Sediada em Curitiba, a Consiliu Meio Ambiente & Projetos, consultoria em meio ambiente e estruturação de empreendimentos, implementou o Artia, software para gestão de projetos com funcionamento 100% web. O programa auxilia no gerenciamento de projetos focados em ações ambientais em 16 estados brasileiros e também na Nicarágua.
Ao todo 43 colaboradores da Consiliu estão utilizando diariamente o Artia para o gerenciamento e planejamento de 39 projetos dos clientes da Consiliu nos segmentos de energia, infraestrutura de transportes, indústria, comércio, etc, que juntos totalizam mais de R$ 4,5 bilhões em investimentos.
Cesar Menezes, diretor geral da Consiliu, explica que o uso da ferramenta trouxe agilidade e controle para a empresa em um curto espaço de tempo. "O Artia proporcionou maior controle e praticidade na gestão de projetos em nossa empresa sem causar conflitos com a área técnica, que o adotou com facilidade".
Comercializado na modalidade SaaS (Software como serviço), o Artia permite que apenas com acesso a internet, de qualquer lugar, os colaboradores possam organizar atividades pessoais e profissionais, criar e gerenciar projetos, compartilhar tarefas com pessoas, empresas e equipes. O software possui ferramentas para apontar horas para administrar o tempo gasto durante o dia com cada atividade, visualizar atividades planejadas e realizadas, obter gráficos para apoio às decisões e notificações automáticas por e-mail sobre atualizações realizadas nos projetos em que o usuário está envolvido, entre outras funcionalidades. Por funcionar via web o Artia dispensa gastos com licenças, infraestrutura ou treinamentos.
Elvis Kleber de Camargo, Gerente de Portfólio de Projeto da Consiliu, conta que a ferramenta está sendo fundamental tanto para a empresa quanto para os clientes. "Em pouco tempo já pudemos observar vários benefícios, entre eles, maior controle dos projetos e de forma consolidada. Hoje eu consigo ver as mesmas atividades, mas não de forma independente e sim com uma visão ampla, vendo a correlação entre elas de forma rápida com prazos, estouro de horas e outros", afirma.
A empresa começou utilizando o Artia gratuitamente e alguns meses depois decidiu investir em um plano mais abrangente que atendesse todas as necessidades da equipe. Camargo conta que as motivações que o levaram a utilizar o Artia e expandir o uso da ferramenta foram a rapidez, segurança, custo-benefício e know-how da equipe que o está desenvolvendo. "O Artia é incrivelmente fácil de trabalhar. Uma ferramenta que nos aproxima dos clientes e seus negócios individualmente. Nos ajudou a trazer o melhor de nossas práticas e foco no trabalho que temos de executar, aprendemos também a servir melhor os nossos clientes externos e internos, adquirindo mais conhecimento de nossos negócios e melhorando o escritório de projetos", finaliza.