Estudo da Experian Marketing Services avaliou a performance dos canais e-mail marketing, mídias sociais e search (busca) no comércio eletrônico brasileiro e as preferências dos profissionais de marketing em seus investimentos.
Os resultados apontaram que aumentar receita e melhorar o relacionamento com o público são os principais objetivos dos profissionais de marketing, e e-mail marketing e mídias sociais estão entre os canais mais utilizados.
No que se refere à melhor taxa de conversão em vendas para o e-commerce no Brasil, o canal e-mail, apesar de menos representativo, se revelou o líder, com 2,53%. Em seguida estão, pela ordem, search (2,08%) e mídias sociais (1,18%). A taxa de conversão média do e-commerce é de 1,44%.
Segundo Marco Salvi, executivo de marketing da Experian Marketing Services, isso ocorre porque o e-mail já vem sendo utilizado há muitos anos pelos profissionais de marketing. "Durante esse período, eles desenvolveram e aperfeiçoaram diversas técnicas para maximizar o relacionamento com seus clientes", diz Salvi.
A Experian Marketing Services explica que a taxa de conversão é o resultado da divisão do número de conversões, pedidos efetuados em um site de comércio eletrônico, pelo número de visitas em um mesmo período.
Objetivos das empresas com investimentos por canal
Fonte: Experian Marketing Services