A empresa sueca de pagamentos móveis iZettle fechou parceria com o Santander do Brasil para fornecer serviços de pagamento móvel. O acordo entre a empresa e a instituição já existe na Espanha, México e Reino Unido. No Brasil, a iZettle distribuirá o produto e o Santander será responsável pelo processamento das operações.
A solução visa atender micro, pequenas e médias empresas, maiores movimentadoras da economia no Brasil — 99,7% das empresas do país, segundo o Sebrae — e que possuem maior dificuldade em realizar transações via cartões por conta das altas taxas, aluguel da máquina e demora para receber o pagamento.
Segundo Horst Muller, vice-presidente de aceitação e relações com o varejo da MasterCard para o Brasil e Cone Sul, 74% das transações no comércio no país ainda são feitas em cheque e dinheiro e 85% no mundo. "Muitos comerciantes se frustram por não poder trabalhar com cartão, perdendo assim algumas vendas", destaca o cofundador e presidente do Conselho de Administração da iZettle do Brasil, Magnus Nilsson.
O diferencial da solução, segundo ele, é que o comerciante não precisará arcar com custos fixos com mensalidade ou aluguel, tampouco com taxa de utilização mínima. Será cobrada apenas uma taxa de 5,75% sobre o valor de cada transação e as vendas com cartão de crédito terão o valor depositado em até cinco dias, ao contrário dos 30 dias das soluções tradicionais. A solução está disponível para dispositivos com sistema operacional Android, do Google, e iOS, da Apple, e já aceita bandeiras MasterCard e Visa.
Os adquirentes que optarem por ter o valor de suas vendas depositado em uma conta corrente do banco Santander receberão de volta 50% do valor pago pelo leitor após a primeira transação. Inicialmente, a solução aceitará apenas pagamento com assinatura, mas ainda neste ano passará a aceitar pin (senha), mediante determinadas certificações e aprovação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Além da parceria com varejo e pontos de distribuição, a iZettle negocia com empresas de telecomunicações para a venda da solução.