O Dropbox, serviço de armazenamento de dados na nuvem, baixou os preços para que os usuários tenham mais espaço de armazenamento. A decisão faz parte da estratégia da empresa para enfrentar a concorrência e a guerra de preços no mercado. Agora, os usuários podem obter 1 terabyte de espaço por US$ 10 por mês, anunciou ela nesta quarta-feira, 27.
Anteriormente, a assinatura de US$ 10 do Dropbox Pro permitia apenas a 100 gigabytes de espaço de armazenamento, e a mensalidade de US$ 50 por mês dava direito a somente 500 gigabytes.
O Dropbox vinha resistindo baixar seus preços, mas com o Google, Apple, Microsoft e Amazon intensificando a atuação no mercado de armazenamento online, ele não tinha muita escolha, dizem analistas.
Em março, o Google já havia baixado o preço do seu serviço de armazenamento de arquivos na nuvem, o Google Drive, para minar o Dropbox. O gigante das buscas reduziu o valor do seu plano de 1 terabyte de US$ 50 por mês para US$ 10. "Fomos pioneiros e agora os nossos concorrentes já perceberam que isso [a redução de preços] é importante e já começaram a se concentrar nisso", disse o diretor de operações do Google, Dennis Woodside, em uma entrevista nesta semana.
Ele disse que os gigantes da tecnologia estão tentando bloquear os usuários em seus dispositivos e aplicativos, enquanto o Dropbox pode perfeitamente sincronizar arquivos entre celulares, tablets e computadores, permitindo aos usuários utilizar qualquer dispositivo que quiserem. "Estou confiante no nosso modelo de negócio e nas oportunidades à nossa frente", disse Woodside.
Há anos Dropbox tem sido uma das startups do Vale do Silício mais comentadas. Centenas de milhões de pessoas em todo o mundo usam serviços de armazenamento online para armazenar e compartilhar documentos, fotos, vídeos e músicas em vários dispositivos. Mas o Dropbox foi um dos primeiros a oferecer o serviço. Hoje, 300 milhões de pessoas usam o Dropbox para gerenciar suas vidas digitais.
Com mais de dois terços de seus usuários no exterior, o Dropbox planeja expandir a atuação internacionalmente. Além disso, a empresa está ampliando a equipe de vendas para atacar de forma mais agressiva o mercado corporativo.
Nesta quarta-feira, o Dropbox anunciou também o lançamento de novos recursos para atender os usuários, o que lhes dão um produto mais poderoso. Entre as novas características estão senhas para links compartilhados, links compartilhados que expiram, permissão só de visualização das pastas compartilhadas e a capacidade de apagar remotamente um dispositivo em caso de perda ou roubo. "Os novos recursos são parte de um grande esforço da empresa para dar aos usuários novas maneiras de acessar, compartilhar e colaborar em documentos, fotos e vídeos", disse Woodside.
Como da grande maioria dos usuários tem menos do que 100 GB, os preços do Dropbox não caíram, continuam em USD 10,00/mês. O Google cobra USD 1,99 para 100 GB.
O Dropbox é de longe o mais prático e fácil de usar, mas faltam alguns recursos importantes, como busca dentro do texto dos arquivos e imagens, estrutura centralizada de diretórios para empresas e vinculação de IPs para acesso aos arquivos.