As vendas do Apple Watch, o relógio inteligente da Apple, atingiram 3,6 milhões de unidades no segundo trimestre deste ano, superando as expectativas de alguns analistas e tornando a empresa na principal fornecedora de dispositivos portáteis inteligentes depois de apenas um trimestre de comercialização, segundo um relatório divulgado pela IDC nesta quinta-feira, 27.
A Apple foi responsável por 66% das vendas de 5,5 milhões de wearables inteligentes no período, definidos como dispositivos capazes de executar aplicativos de terceiros, segundo Ramon Llamas, gerente de pesquisa para wearables da IDC, informou à Bloomberg. No mesmo trimestre do ano passado, foram vendidos 1,4 milhão de dispositivos inteligentes, quase todos da Samsung Electronics, o que representa um aumento de mais de 290%, segundo a consultoria.
A Apple ainda não divulgou os dados de vendas para o Apple Watch, embora já tenha atencipado que as vendas superaram as do iPhone e iPad nos trimestres em que foram lançados no mercado. A empresa registrou receita de US$ 2,64 bilhões no segundo trimestre deste ano, o que inclui as vendas do Apple Watch e produtos tais como os headphones Beats e iPods. A Bloomberg estima que as vendas do Apple Watch no segundo trimestre foram de, pelo menos, 1,9 milhão de dispositivos.
Ainda de acordo com a IDC, a Apple saltou para o segundo lugar no mercado global de wearables, que inclui dispositivos fornecidos pela Fitbit, Garmin e Jawbone. A Fitbit ficou na primeira posição com 4,4 milhões de unidades vendidas no trimestre, segundo a cosultoria.
Procurada pela agência de notícias, a Fitbit disser que seus negócios não foram prejudicados pela chegada do Apple Watch porque seus produtos são voltados para consumidores preocupados especificamente com a saúde e fitness. Segundo a empresa, suas vendas mais que triplicaram no segundo trimestre, embora as margens de lucro tenham diminuído mais do que os analistas esperavam.
A IDC projeta que mercado de dispositivos inteligentes atinja 89 milhões de unidades em 2019, contra 33 milhões neste ano, superando as vendas de wearables básicos, que deverão aumentar para 66 milhões de unidades em 2019, ante 39 milhões neste ano. Na análise da consultoria, o segmento dispositivos inteligentes também deve ser mais rentável, levando-se em conta os preços mais elevados dos aparelhos. O preço médio de um wearable inteligente era US$ 402 no segundo trimestre, disse Llamas.