ESET identifica malware espião no Google Play

0

A ESET descobriu o primeiro spyware criado a partir da ferramenta espiã de código aberto AhMyth, que escapou do processo de verificação de aplicativos do Google. O app malicioso, chamado Radio Balouch, também conhecido como RB Music, é na verdade usado para transmissão de rádio e é totalmente funcional. A desvantagem é que ele contém uma funcionalidade oculta que rouba dados pessoais de seus usuários.

A ESET identificou duas versões do aplicativo malicioso no Google Play em dois momentos diferentes e, em cada caso, ele apresentava mais de 100 instalações. Após receberem alertas, o Google o removeu rapidamente de sua loja.

 

O Balouch Radio apareceu duas vezes no Google Play

Depois de removido do Google Play, o aplicativo de rádio malicioso estava disponível em lojas de terceiros e foi distribuído a partir de um site dedicado e por meio de um link promovido de uma conta do Instagram. O site foi desativado, mas a conta do Instagram dos cibercriminosos ainda contém o link para ele. Além disso, um canal no YouTube também foi configurado com um vídeo que apresenta o app.

O site da Radio Balouch (à esquerda), conta do Instagram (centro) e vídeo promocional do YouTube (à direita)

Após a instalação, o componente de rádio da Internet é totalmente funcional. No entanto, a funcionalidade maliciosa adicionada permite que ele roube contatos, colete arquivos armazenados no dispositivo e envie mensagens SMS a partir do dispositivo afetado.

Quando em execução, os usuários escolhem o idioma de preferência. Na próxima etapa, o app começa a solicitar permissões como acesso aos arquivos no dispositivo e, em seguida, permissão para acessar os contatos. Para camuflar as solicitações suspeitas, ele pede acesso aos contatos, mas caso o usuário se recusar a conceder essa permissão, o aplicativo funcionará de qualquer maneira.

Solicitações de permissões para o aplicativo Radio Balouch

Uma vez configurado, o aplicativo abre sua tela inicial com opções de música e oferece a opção de registrar e fazer login. No entanto, os dados inseridos não importam, pois levarão o usuário ao estado "conectado". Esta etapa pode ter sido adicionada para obter dados sigilosos das vítimas e tentar entrar em outros serviços usando as senhas obtidas.

Tela principal (esquerda) e configuração (direita) do Radio Balouch

"Embora a recomendação para baixar aplicativos de fontes oficiais seja mantida, isso também não garante total segurança. Portanto, é recomendável que os usuários analisem cada aplicativo que pretendem instalar em seus dispositivos e não concedam permissões ou funções desnecessárias. Além disso, sempre use uma solução de segurança para o celular", conclui Camilo Gutierrez, chefe do Laboratório de Pesquisa do ESET América Latina.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.