O Controle e a Gestão de Controle

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Na maioria das organizações, considerando a segurança da informação, proteção da privacidade e continuidade operacional, os controles de segurança são implementados corretamente, porém, a gestão dos controles não existe de maneira adequada, suficiente e compatível com os objetivos corporativos.

Uma informação crítica para o Corpo Diretivo é o Nível de Maturidade da Gestão dos Controles de Segurança da Informação. Isto significa mais do que a existência do controle. É necessário avaliar a gestão.

CONTROLE

É o conjunto de dispositivos, sistemas, mecanismos, procedimentos, manipulação de variáveis, regulação de comportamento, ações de monitoramento, ações de ajustes e similar que tem o objetivo de garantir que uma definição de regras de funcionamento seja executada.

GESTÃO DE CONTROLE

É um conjunto de ações que tem por objetivo garantir para o controle a sua efetividade e sustentação, permitindo desta maneira o alinhamento e atendimento aos objetivos corporativos.

Uma Gestão de Controle obrigatoriamente deve considerar os seguintes aspectos:

  1. Regulamentação

Um controle deve existir porque foi considerado em um regulamento (política, norma, procedimento) e foi aprovado a sua existência pela organização: corpo diretivo ou área técnica.

  1. Responsabilidade 

Um controle deve ter um responsável pela sua existência e sua execução. Pode ser explicitamente um profissional (colaborador ou prestador de serviço) ou uma área. No caso de área deve ser explicitado que o gestor da área em exercício é o responsável.

  1. Efetividade 

Um controle deve funcionar corretamente de acordo com o que foi definido. Isto significa que este controle deve ser testado intensamente para garantir o seu funcionamento correto.

  1. Garantia de execução – Monitoramento da vida do controle

Um controle deve ser supervisionado continuamente para garantir que a execução do mesmo está correta, isto é, ele não perde sua qualidade de produção de resultado.

Também deve ser identificado qualquer desvio de qualidade na execução do controle e tomadas as providências necessárias para o retorno à normalidade.

  1. Sustentabilidade – Continuidade ao longo do tempo.

Um controle deve ser administrado de maneira que ele exista sempre, dentro do ciclo de vida do controle, previsto e aprovado pela organização. Quem já não passou pela experiência de tomar conhecimento de um controle que existia na empresa e "sem ninguém saber" parou de funcionar e ninguém notou?

  1. Procedimento

Cada controle deve ser executado baseado em um procedimento, um algoritmo, uma definição ou algo similar. O profissional que vai implementar o controle precisa se basear em algo para tecnicamente desenvolver o controle

  1. Documentação

Todo controle deve ser documentado. Dependendo da criticidade do controle ou da sua especificação técnica complexa, o detalhamento desta documentação deve ser mais rígido e detalhado. É importante que a documentação seja suficiente para que outro profissional com o mesmo conhecimento técnico do profissional que escreveu e implementou o controle, consiga realizar a manutenção corretiva ou de melhorias.

  1. Teste

Todo controle deve ser testado exaustivamente de maneira compatível com a sua criticidade para a organização.

  1. Coerência com Gestão e Governança

Um controle deve somente existir se ele é uma consequência de uma Gestão que está alinhada com a Governança da Segurança e a Governança Corporativa de maneira a atingir e cumprir os objetivos corporativos. Um controle não deve existir motivado por si mesmo!

  1. Compreensão pelos profissionais e usuários

Os profissionais e usuários relacionados ao controle devem entender que o controle vale pela gestão do controle. Um controle isolado tem o seu valor mais não é completo. Não atende aos objetivos corporativos. É uma meia ponte!

CONCLUSÃO

Quando avaliamos a maturidade da organização em segurança da informação, avaliamos a maturidade da gestão dos controles deste ambiente. A efetividade da gestão é que vai permitir que a organização possa garantir que o controle poderá ser efetivo e que os objetivos corporativos poderão ser obedecidos e/ou alcançados. 

Controle é o mecanismo de proteção. Gestão do controle é a sustentação, a conformidade e a efetividade para o atendimento aos objetivos corporativos.

Este tema não se encerra nos itens apresentados acima. Eles são os principais, mas a sua organização pode ter situações específicas. Não se preocupe. A vida real é assim! Se desejar, vamos conversar  e aprender juntos. 

Edison Fontes, CISO at NAVA – Technology for business.

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