Governo organiza rede de prestadores de serviço para o Cacic

0

A Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento acaba de publicar o cadastro de prestadores de serviço que estão oferecendo suporte aos usuários do Configurador Automático de Informações Computacionais (Cacic). Ao todo, a ferramenta já conta com uma rede de mais de 200 prestadores de serviços cadastrados em 24 estados.

Desenvolvido pela Dataprev, empresa de processamento de dados da Previdência Social, o Cacic é um software livre com licença GPL ? ou licença pública geral ? que foi disponibilizado à sociedade no ano passado pela SLTI. O programa é capaz de fornecer um diagnóstico preciso do parque computacional das instituições e disponibilizar informações como o número de equipamentos e sua distribuição nos mais diversos órgãos, os tipos de softwares utilizados e licenciados, configurações de hardware, entre outros recursos. Também pode fornecer informações patrimoniais e a localização física dos equipamentos, histórico de acessos, ampliando o controle do parque computacional e a segurança na rede.

A solução é utilizada atualmente por centenas de órgãos públicos e empresas privadas do país. Para possibilitar o suporte à ferramenta, a SLTI organizou um cadastro com empresas e prestadores de serviços autônomos que oferecem treinamento no uso da ferramenta, instalação, suporte, manutenção e desenvolvimento.

Na avaliação do secretário da SLTI, Rogério Santanna, essa iniciativa facilitará a utilização do sistema de inventário. Segundo ele, o papel do governo é facilitar o uso, o desenvolvimento e a evolução da ferramenta, seja por conta do próprio usuário ou por contratação de um prestador de serviços, além de estimular o surgimento de novos negócios e serviços em diversas regiões do país.

Na opinião dele, essa é uma ação inédita do governo federal porque promove a aproximação entre a demanda e a oferta por soluções de informática. "A experiência do Cacic é pioneira desde a sua disponibilização como um software livre até a formação de um grande mercado consumidor e desenvolvedor para a ferramenta", frisou.

A intenção é desenvolver redes de prestadores de serviços também para outras soluções públicas e livres disponibilizadas pelo governo federal como o e-ProInfo do Ministério da Educação, sistema que utiliza a internet para o desenvolvimento de ações como ensino a distância. Santanna cita também o Sistema de Atendimento ao Usuário (Sisau) que possibilita o controle completo de atendimentos aos serviços prestados pelas áreas de informática e recursos humanos do Ministério do Desenvolvimento Agrário através de um módulo de solicitações e acompanhamento de serviços disponibilizado na intranet.

O cadastro de prestadores de serviço do Cacic está disponível no endereço:
http://guialivre.governoeletronico.gov.br/cacic/sisp2/cadastro/index.php.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.