Para Mantega, aumento das importações não leva à 'desindustrialização' do país

0

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, negou nesta segunda-feira, 27, que o aumento das importações brasileiras esteja levando à desindustrialização do país. "A indústria se consolidou e eu questiono essa discussão. O que houve em todo o mundo foi um avanço da participação do setor de serviços no PIB [Produto Interno Bruto]. Não há, a meu ver, desindustrialização", afirmou o ministro ao participar, na capital paulista, de um seminário promovido pela revista Conjuntura Econômica, na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).
Segundo Mantega, embora a participação percentual dos resultados da indústria no PIB tenha caído de 41,6%, em 1992, para 24,5%, em 2009, o setor voltou a crescer de forma sustentável, estimulado principalmente pelo aumento da demanda interna. O ministro lembrou que essa redução ocorreu em função da expansão do PIB no período e de um maior crescimento proporcional do setor de serviços.
No primeiro semestre deste ano, de acordo com o ministro, o crescimento industrial ultrapassou os 14%, o que, para ele, representa um evidente fortalecimento do setor. Mantega destacou ainda que para manter a indústria nacional competitiva será necessário fortalecer as políticas na área, investir na infraestrutura e reduzir tributos.
A afirmação do ministro se contrapõe à análise do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Em meados deste ano, o banco estatal divulgou estudo no qual mostrava que, entre 2005 e 2008, a produção industrial de eletroeletrônicos do Brasil, por exemplo, aumentou 21,2% ao ano, o segundo maior crescimento do mundo, atrás apenas da Eslováquia, que cresceu 26% ao ano no período. O resultado colocou o país pela primeira vez no 10º lugar no ranking dos maiores produtores de eletroeletrônicos do mundo. No entanto, segundo estudo realizado pelo Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o setor no país sofre atualmente um processo de desindutrialização, que assume proporções cada vez mais preocupantes. De acordo com o estudo, a principal causa da desindustrialização é a inexistência de uma indústria nacional de semicondutores no país, o que obriga os fabricantes de eletroeletrônicos a importar os microchips que equipam seus produtos (veja mais informações em "links relacionados" abaixo). Com informações da Agência Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.