A Breakthrough Prize in Life Sciences Foundation anunciou nesta sexta feria, 27, que Jack Ma, empresário chinês fundador do Alibaba Group e sua esposa Cathy Zhang, juntaram-se aos patrocinadores fundadores do Google e FaceBook (Sergey Brin e Anne Wojcicki, Mark Zuckerberg e Priscilla Chan e Yuri Milner) elevando o número total de prêmios anuais para seis, cada um valendo $3 milhões. Todos os prêmios serão concedidos para pesquisas destinadas à cura de doenças intratáveis e a estender a vida humana, com especial atenção para as descobertas recentes. Um dos prêmios é destinado especificamente aos avanços na pesquisa da doença de Parkinson. Os nomes dos vencedores serão anunciados antes do final do ano de 2013.
Além do apoio financeiro relacionado aos prêmios, a fundação anuncia que Jack Ma concordou em atuar como diretor, juntando-se a Art Levinson (presidente), Mark Zuckerberg, Anne Wojcicki e Yuri Milner.
As inscrições on-line para os Breakthrough Prizes de 2014 iniciaram em 3 de setembro de 2013 e serão aceitas até 2 de outubro de 2013. As regras e o formulário de inscrição estão disponíveis no endereço http://www.breakthroughprizeinlifesciences.org/nominations.
"É uma honra para mim poder contribuir com a inovação no campo da pesquisa médica, e espero que isto possa um dia ajudar a fazer diferença na vida de muitos", disse Jack Ma, presidente-executivo do Alibaba Group.
"Não poderíamos estar mais felizes por dar as boas-vindas a Jack Ma ao projeto. É uma excelente notícia para a premiação e também para a ciência médica: agora há seis prêmios de 3 milhões de dólares para cabeças pensantes inovadoras que estão fazendo a ciência avançar e ajudando a salvar vidas", disse Art Levinson, CEO da Calico e presidente da Apple Inc., Genentech, Inc. e da Breakthrough Prize in Life Sciences Foundation.