Salesforce entra na disputa pelo mercado global de serviços de nuvem para comércio eletrônico

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A Salesforce.com lançou nesta terça-feira, 27, um serviço de comércio eletrônico. Batizado de Salesforce Commerce Cloud, o objetivo do novo serviço, segundo a fornecedora de soluções de gestão de relacionamento com o cliente (CRM) em nuvem, é ajudar os clientes a criarem vitrines de lojas online e lojas para tablets e quiosques.

O novo serviço é fruto da aquisição, em junho passado, da fabricante de software Demandware, que desenvolve programas usados em sites de comércio eletrônico, por US$ 2,8 bilhões. A Demandware é focada principalmente em sites de varejistas e marcas que querem vender direto aos consumidores. Ela contava com mais de 350 clientes, varejistas principalmente, antes de ser adquirida pela Salesforce.

O Salesforce Commerce Cloud deve enfrentar forte concorrência da Oracle, SAP e IBM, que possuem um vasto portfólio de ofertas de comércio digital, de acordo com o instituto de pesquisa Gartner. Muitas grandes empresas têm adquirido software de e-commerce on-premises (compra de licenças) e hardware desses fornecedores. A vantagem do Salesforce Commerce Cloud, no entanto, é que ele funciona apenas como um serviço online, na nuvem.

A Salesforce, que diz ter mais de 100 mil clientes, avalia que o novo serviço vai impulsionar seu crescimento. "Mas, para o Salesforce Commerce Cloud ajudar a empresa a cumprir esse objetivo, ela terá de adaptar o software da Demandware para a realização de transações de vendas entre empresas (B2B)", ressaltou Gene Alvarez, vice-presidente executivo da Gartner, em entrevista ao The Wall Street Journal. Por exemplo, o novo serviço terá de vincular o procurement corporativo com o sistema de pedidos de compras, disse ele. "E ele ainda não tem esses recursos." "Além disso, a Salesforce terá de convencer alguns clientes potenciais a descartar os sistemas que já compraram", acrescentou Alvarez.

A IDC prevê que o mercado mundial de software comércio digital deve crescer de US $ 3,8 bilhões neste ano para US$ 5 bilhões em 2018. Em 2020, o mercado de comércio digital B2B nos EUA deve chegar a US$ 1,1 trilhão, ante US$ 780 bilhões em 2015, o que, se confirmado, representará uma taxa de crescimento médio anual composto (CAGR) de 7,7%, de acordo com a Forrester Research.

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