O número de aplicativos móveis baixados de lojas virtuais deve crescer de forma exponencial nos próximos anos, o que tem levado várias empresas a criar sua própria loja, como parte da estratégia de negócios. Um estudo da Distimo revela que no fim de setembro 91% das maiores marcas globais já tinham presença em ao menos uma das lojas de aplicativos móveis mais representativas, como App Store, da Apple, Android Market, do Google, Nokia Ovi Store, da Nokia, BlackBerry App World, da RIM, Windows Phone 7 Marketplace, da Microsoft, e Amazon Appstore.
O índice representa um avanço expressivo, de 40 pontos percentuais, já que há 18 meses essa parcela era de 51%. Segundo o relatório, as empresas descobriram que ter presença com aplicativos móveis nas lojas on-line é um importante fator para promover a marca, atingir os consumidores e vender conteúdo. No total, as maiores marcas fecharam setembro com 2.343 aplicativos publicados nas lojas virtuais, número que representa um crescimento de 43,6% ante os 1.631 apps registrados em março deste ano e mais que o dobro dos 1.091 aplicativos de setembro de 2010. Cada marca tem, em média, com 24 aplicativos móveis.
A maioria das empresas, revela o estudo, não vislumbra obter lucro com tal estratégia, mas apenas aumentar a visibilidade da marca e manter relacionamento com os clientes. Apenas 27% das companhias citaram que pretendem levantar dinheiro com seus aplicativos móveis.
A App Store para o iPhone é a loja mais utilizada pelas maiores marcas para a publicação de seus aplicativos. Em segundo lugar vem a App Store para iPad, seguida pela Android Market, BlackBerry App World, Amazon Appstore e Windows Phone 7 Marketplace.