A Tevec usa a Inteligência Artificial para garantir que os consumidores da Danone encontrem seus produtos preferidos nos pontos de venda espalhados pelo Brasil. Há um ano, as duas empresas mantêm parceria para automatização do processo de previsão de demanda.
A solução da Tevec permite a entrega da quantidade ideal de cada produto, em cada loja semanalmente. Ou seja, não falta, nem sobra nenhum item. "A iniciativa de buscar uma ferramenta tecnológica para atuar na redução de perdas está dentro de uma diretriz estratégica global da Danone, já que este indicador é um dos que mais afetam os resultados de eficiência operacional", destaca Xavier Serres Escoda, diretor de TI da Danone.
Com a implantação do novo sistema da Tevec, a Danone reduziu as perdas em 6%. Também conseguiu aumentar as vendas em 10 pontos nas lojas em que o sistema foi instalado. A novidade já está presente em 370 lojas do país e o plano é que chegue a 700 no fim do ano.
"É a primeira vez que a Danone – em específico a divisão de produtos lácteos frescos – consegue integrar essa nova ferramenta de inteligência artificial. A área deTI da Danone impulsionou essa inovação, pois identificou que a iniciativa iria trazer valor agregado para o negócio. Vamos conseguir colocar no ponto de venda a quantidade correta do produto, no lugar certo, evitando o desperdício de produtos", conclui Xavier.
"Desde que a Danone começou a usar a plataforma da Tevec, reduziu significativamente a ruptura nos clientes que participam do projeto, assim como o índice deperdas de produtos nas lojas. Para produtos perecíveis e com validade curta, acertar o balanço de estoque é essencial para minimizar as perdas por vencimento, sem deixar que o produto falte no ponto de venda, destaca Mariana Albernaz, responsável da área de Customer Service da divisão de produtos lácteos frescos da Danone. "A ferramenta visa melhoria de disponibilidade de produtos nas gondolas, e como consequência de uma melhor gestão de pedido, também entrega uma redução de perdas para a Danone e para os varejistas", finaliza.
Antes do uso da Inteligência Artificial, o ciclo de abastecimento da Danone era baseado na experiência do vendedor, que definia, junto com o profissional decompras do varejo, o mix de produtos e as quantidades para reabastecimento das lojas. "Uma decisão sem embasamento matemático profundo, não considerava previsão detalhada de sazonalidades, alterações climáticas, feriados, localização de lojas, desempenho de operador logístico, entre outras variáveis que impactam na demanda e nos prazos de entrega", informa Bento Ribeiro, sócio fundador da Tevec.
Hoje, todos esses fatores entram nos cálculos matemáticos da Inteligência Artificial que processa bilhões de combinações e decide a quantidade ideal de abastecimento sem interação humana. Em alguns casos para atuação in loco, o vendedor recebe na tela de seu smartphone ou tablet uma Sugestão de Pedido de Reabastecimento gerada pela Plataforma.
Esse profissional passa a ter informação precisa sobre o mix e as quantidades a serem vendidas para cada ponto de venda. Assim, pode se dedicar a negociação e conquista de mais negócios, deixando de lado atividades operacionais.
"O mix de produtos da Danone é grande, com giro muito variado considerando cada ponto de venda. Fatores como a localização da loja e o tipo de compra do consumidor (se consumo imediato ou abastecimento do mês) fazem com que a demanda seja difícil de prever. Uma ferramenta com inteligência artificial garante que a previsão de vendas fique cada vez mais assertiva, e, portanto, o nível de estoque esteja adequado em loja também", completa Mariana Albernaz, responsável da área de Customer Service da divisão de produtos lácteos frescos da Danone.
Outra vantagem é que o Sistema Tevec monitora os riscos de todos os pontos de movimentação, permitindo que a equipe de operações da Danone seja pró ativa na prevenção de rupturas e perdas ao longo de toda a cadeia de suprimentos.