Cloud viabiliza potencial do uso de aplicativos

0

No segundo dia do  evento Cloud Evolution Forum,  promovido pela TI INSIDE, nesta quarta-feira, 26, Clayton Freire, Diretor de Tecnologia da Wine  e  Thiago Kolling, CTO da Prontmed falaram  o que acontece na prática com o uso dos aplicativos na nuvem. Para os especialistas, o potencial proporcionado pelas clouds viabiliza o uso de inúmeros aplicativos, sejam eles nativos dos fornecedores como outros integrados por parceiros. Mas fazem  um alerta sobre a segurança e performance. 

Para Clayton Freire, os desafios de hoje para o gerenciamento de aplicativos em nuvem, na  sua experiência, é  formar uma equipe multidisciplinar para se dedicar aos aplicativos em nuvem. " Ter uma equipe que conheça  e se capacite em cada necessidade é o ideal.  Estudar e conhecer e usar o melhor de cada aplicativo, conhecer a segurança, potencial de escolha, enfim, uma mescla todas, mas o que é preciso ter o conhecimento, além de potencial de observabilidade de cada nuvem , como coletar as métricas, as APIs, enfim todos os recursos que cada uma oferece", alerta o especialista.

Conforme disse existem diversas abordagens disponíveis no mercado, porém dois fatores podem ajudar a escolher a melhor. "O uso de containers  que proporcionam conformidade, padrões de deploy, não necessidade de várias máquinas, uso de templates garantindo a conformidade", ressaltou, "Essa abordagem de contêiner e desenvolvimento em nuvem  traz  ganho de escala, resiliência, disponibilidade, segurança, conformidade e observabilidade. Todos esses pontos  quando cobertos possibilitam a aplicação, bem como seu desenvolvimento e sucesso ".

Ele frisou também um outro ponto importante na sua perspectiva que é a observabilidade que possibilita a monitoria dos recursos, equipamentos  e aplicações.

Thiago Kolling, reiterou que os conceitos atualizados da cloud abarcam as aplicações e nem sempre é possível ter uma equipe multidisciplinar para cuidar desse aspecto.  "Mas o que é mais comum é ter profissionais que possuem  conhecimento de outras tecnologias, que possuem entendimento de aspecto técnico ( como os desenvolvedores que conhecem a  infraestrutura, conhecem as redes etc.) para melhor utilizar os recursos que se disponibilizam", apontou.

Como disse, a cloud trouxe a  agilidade, os serviços, custos mais palatáveis, mas precisa de cuidados específicos diante do escopo de cada cliente. Entre os pontos de alerta para as empresas ele destaca : segurança , monitorar pontos de privacidade ( LGPD)  e flexibilidade. "São vários  pontos positivos,  mas a  atenção em pontos difíceis  é essencial.  Cuidados devem ser tomados e a inclusão de parceiros fortes torna a jornada gratificante e tranquila", finalizou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.