O Multicloud foi o tema de abertura da 2ª edição do Cloud Evolution Fórum 2022, evento on line realizado pela TI INSIDE nesta terça, dia 2. Segundo consenso entre os especialistas define-se nesse ambiente é possível que as empresas usem com eficiência todos os recursos disponíveis sem serem prejudicadas ou estarem atreladas a apenas um fornecedor, de forma a serem mais ágeis com seus investimentos em TI e reduzam os custos operacionais em geral.
Pedro L. Bicudo Maschio, analista da Information Services Group (ISG) em sua apresentação mostrou que, segundo estudos que avalia fornecedores e mercado, houve efetivamente um crescimento recorde puxado pela pandemia e se tornou uma alternativa de crescimento das empresas.
Ele ressaltou que a aceleração nos últimos 3 anos atingiu um patamar alto e continua em crescimento "visto a opção das empresas, agora com menos pressa, pela nuvem e logo veremos outras tendências serem evidenciadas como outsourcing as a service", explicou.
"Este mercado cresceu mais de 50% em função da nuvem pública que especialmente com a democratização a tecnologia da nuvem e temos empresas hoje que utilizam três ou quatro nuvem simultaneamente pois escolhem o que melhor cada uma tem a oferecer", reiterou.-
Segundo ele, a nuvem pública tem se mostrado mais competitiva e adequada, incluindo até modalidades diferenciadas como o colocation, aiops, entre outras. "Além das novas modalidades o uso da multicloud tem ressignificado o disaster recovery, novas formas de pensar o data analytics, IA e Machine Learning", destacou.
"A multicloud veio trazer inovação para as empresas, não só da infraestrutura, mas de modelos de negócios. Ela democratiza modelos de ponta que estão na nuvem e são automatizados. Além disso, possibilita a hiperconectividade por sua banda infinita e latência, bem como viabiliza todas as metodologias ágeis", reforçou o executivo.
Para Fernanda Toscano, superintendente de TI da Veloe, o multicloud veio para descomplicar as diferentes abordagens que eventualmente se necessitem e é o melhor recurso para grande disponibilidade. "A multicloud permite a recriação de ambientes para serviços pontuais e possibilita a expansão ou redução conforme a demanda , isso sem contar com o custo otimizado que é possível se fazer", enfatiza . "Hoje já é possível se realizar coisas impensáveis há 10 anos atrás, muitas empresas já nascem cloud possibilitadas por um cenário rico em tecnologias", disse.
Marcus Fontoura, CTO da Stone Co, concorda que a tecnologia tenha proporcionado todo este crescimento da cloud nos últimos anos . "Destaco especialmente os meios de pagamento, os provedores de serviços financeiros que já nascem multicloud", reforçou.
Para ele, as empresas que estão imbuídas do aspecto do multicloud, podem utilizar ferramentas que já fazem o gerenciamento de aplicações, pois estão sintonizadas aos movimentos que estão acontecendo no mundo da tecnologia, além de tirar a complexidade dos desenvolvedores e automatizar muitos desses protocolos.