Retenção de talentos e governança ágil são maiores desafios para empresas de tecnologia, segundo a BGC

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Um novo estudo do Boston Consulting Group mostra que, para empresas de serviços de TI, os principais obstáculos de negócios têm sido a retenção de talentos e a governança ágil. De acordo com o relatório "What the Data Tells Us About Digital Transformation, by Industry", apesar de as lideranças terem concentrado seus esforços em transformação digital, ainda há desafios de gestão que precisam ser solucionados.

A retenção talentos é um problema já conhecido na indústria de tecnologia, devido à alta rotatividade de profissionais, porém, segundo a pesquisa do BCG, as empresas de TI têm lutado também para obter mão-de-obra qualificada. Já governança ágil, responsável pela otimização de projetos e processos de uma empresa, foi outra questão relevante identificada pelo BCG, principalmente no que tange à transformação digital. Conforme o relatório, 45% das empresas de serviços de TI encontram-se em uma zona considerada "segura" de transformação, precisando avançar em suas jornadas de inovação.

A pesquisa do BCG traz, ainda, perspectivas de empresas de outros setores da tecnologia, como desenvolvedores de software, hardware, componentes e de semicondutores, e aborda o sucesso de cada indústria nos processos de transformação digital.

Alguns destaques dos relatórios são:

Para empresas de serviços de TI

• O setor de serviços de TI se concentrou na alta demanda por transformação digital em vários setores, marcado por um forte compromisso de liderança e uma estratégia de crescimento integrada, mas enfrentou desafios significativos em termos de talento e governança ágil.

• A maioria das organizações líderes se concentrou em iniciativas digitais externas ou voltadas para o cliente, como experiência e jornada do cliente, crescimento e inovação do modelo de negócios, aceleração de vendas e marketing e ecossistema digital e parcerias.

• Os players digitais de sucesso também estão se voltando para os esforços internos de digitalização, como a digitalização de jornadas de funcionários e funções de suporte.

• O ritmo da adoção digital nas empresas de serviços de TI precisa acelerar. No geral, 45% das empresas de serviços de TI estão na zona de ganhos, uma porcentagem menor do que outros segmentos de TMT como empresas baseadas na Internet (58%) e empresas de hardware e dispositivos (52%) alcançaram.

• A agenda digital voltada para o futuro para empresas de serviços de TI inclui entrega e operações de serviços, vendas e marketing, segurança, funções de suporte e P&D.

• As considerações ESG — especialmente aquelas relacionadas à privacidade de dados, resiliência cibernética e uso de análises para redução de emissões — estão se tornando mais importantes.
Para empresas de software e serviços

• A taxa de sucesso da transformação digital de software de 60% é a mais alta em todos os setores porque essas empresas são inerentemente digitais e porque os líderes estão naturalmente preparados para serem os primeiros a adotar os avanços digitais.

• As empresas de software buscam iniciativas digitais de forma mais ampla do que empresas de outros setores, enfatizando a experiência do cliente, marketing e preços e inovação.

• Os players digitais bem-sucedidos estão priorizando áreas que ainda não surgiram como prioridades universais, como geração automatizada de leads, personalização e redução automatizada de churn.

• As empresas de software têm agendas digitais sofisticadas e voltadas para o futuro em experiência e serviços do cliente, segurança e funções de suporte.

• O ESG está se tornando mais importante na agenda digital, especialmente na cadeia de suprimentos, risco de dados de clientes e funcionários e resiliência cibernética.
Para empresas de dispositivos de hardware, componentes e de semicondutores:

• Mais da metade das empresas de hardware de tecnologia executou uma transformação digital vencedora que atendeu aos seus objetivos de transformação e criou uma mudança sustentável — um número 50% maior do que a média entre os setores de 35%.

• As empresas de hardware superam outras indústrias em fatores de sucesso individuais, especialmente liderança e estratégia, mas lutam na governança ágil, indicando que a agilidade em escala continua sendo um trabalho pesado para as empresas de bens físicos.

• As empresas de hardware enfatizam menos a experiência do cliente do que as empresas de outros setores, em vez disso, priorizam o crescimento e a inovação do modelo de negócios e a aceleração de vendas e marketing.

• Os players digitais bem-sucedidos estão priorizando áreas que se encaixam bem nas soluções de IA, como geração automatizada de leads, preços dinâmicos, manutenção preditiva e previsão de demanda.

• As considerações ESG — especialmente redução do consumo de energia, privacidade de dados e resiliência cibernética — estão se tornando mais importantes na agenda digital.

O estudo ainda traz dados de outros setores das indústrias de telecomunicação, mídia e tecnologia, além de consumo e saúde.

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