Positivo expande operações para a África com produção e venda de laptops e tablets

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Como parte de sua estratégia de buscar novas oportunidades de negócios fora do mercado doméstico, a Positivo Informática, por meio de sua joint venture com o grupo argentino BGH, está expandindo suas operações para a África, cujo início foi marcado pela assinatura de contrato com o governo de Ruanda para produção e venda de laptops e tablets sob a marca Positivo BGH no mercado local.

Sem revelar o valor do acordo, a fabricante brasileira diz que inicialmente está prevista a contratação de um volume mínimo de 750 mil equipamentos, com cronograma de entrega distribuído ao longo de cinco anos. Pelo menos 50 mil laptops educacionais devem ser faturados até dezembro deste ano, com início das entregas previsto para o primeiro semestre de 2015.

A proposta da Positivo Informática e da BGH é levar à Ruanda o conceito do uso de tecnologia em sala de aula para alunos do Ensino Fundamental e Médio, em parceria com o Ministério da Educação. Os laptops e tablets que compõem o acordo virão com conteúdo educacional pré-instalado. "Estamos confiantes na execução e no sucesso desse projeto em Ruanda pelo know-how que acumulamos ao desenvolver projetos educacionais no Brasil, na Argentina e no Uruguai", diz Norberto Maraschin Filho, vice-presidente de Mobilidade e Negócios Internacionais.

Segundo o executivo, a estreia no continente africano também está alinhada ao objetivo da Positivo Informática de ampliar a diversificação de seus negócios por meio da internacionalização de sua operação. Continuam no foco o desenvolvimento de novos clientes, projetos e mercados de atuação, acompanhando o amadurecimento do negócio.

Os equipamentos serão produzidos em uma fábrica própria, com área total de 7,5 mil metros quadrados em Kigali, capital de Ruanda, inicialmente com capacidade produtiva nominal mensal de 60 mil PCs e tablets.

O processo de internacionalização da Positivo Informática começou em 2010, por meio de uma joint venture com a BGH, importante player do segmento de consumo da Argentina. Na época, foram adquiridos 50% do capital social da Informática Fueguina S.A. (IFSA). Desde então, são fabricados e comercializados desktops, notebooks e tablets para os mercados argentino e uruguaio sob a marca Positivo BGH.

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