Um dos maiores problemas e desafios para os proprietários de lojas online, adquirentes e emissores de cartão, são as altas taxas de chargeback (estorno). Este tipo de prática é responsável pelo fechamento de muitas lojas no Brasil e coloca o país na segunda colocação no ranking mundial de fraudes com cartão de crédito.
Em estudo realizado pela Ingenico em 2016, foram analisadas as transações online feitas durante todo o ano de 2015. Os dois países que apresentaram o maior índice de chargeback foram o Brasil e México. As taxas de estorno no Brasil ficaram na casa dos 3,55%, ou seja, a cada 100 transações processadas por comerciantes, quase quatro são fraudulentas.
Pensando nisso, a VIVITECH – Empresa do Grupo VIVI Holdings – desenvolveu o POIDS (Prove Online Identification System), solução de identificação pessoal, que pode ser utilizada para minimizar os estragos feitos pelo grande vilão (chargeback) em operações financeiras e e-commerce. "Mas não é só isso, ele também é uma tecnologia, que pode ser usada por exemplo no DETRAN, ENEM ou outras situações nas quais é fundamental verificar a identidade das pessoas", explica Carlos Chagas, presidente da VIVITECH, companhia que desenvolve tecnologia para bancos, adquirentes, varejistas e indústria.
O sistema realiza a identificação em cinco etapas: reconhecimento facial, voz, movimento labial, repetição de frases escolhidas pelo sistema de forma aleatória e geolocalização, que somadas tornam o produto praticamente inviolável e a prova de fraudes.
Toda a segurança do envio de informações é garantida por uma estrutura de blockchain privada, e é compatível com as plataformas Android, IOS e Windows e pode ser ultilizado para reconhecimento tanto em computadores pessoais com em smartphones. Os resultados e benefícios são imensos. Para o consumidor a vantagem de se comprar em um ambiente online como se estivesse em uma loja física; para o varejo um aumento de receita através da redução no número de estornos, e para os bancos/cartões de crédito, uma forma segura para lidar com o problema, reduzindo drasticamente os custos com antifraude.
A VIVITECH, empresa focada em soluções tecnológicas para sistemas financeiros que atende empresas como Itaú, Via Varejo, Riachuelo, VR, Alstom entre outras, é uma multinacional americana com mais de 15 anos de mercado, que atua nos Estados Unidos, Brasil e México. Já para o mercado financeiro, a comercialização é feita pela VIVIPAY, fintech do grupo que atende clientes como Rede Fácil, Corinthians, operadoras de telefonia entre outros.
"Somos um ecossistema de soluções financeiras com diversos produtos como: wallet, cartão pré-pago, micro empréstimos, meios de pagamento, POS virtual e físico, adquirentes e subadquirentes e mistura de cartões", explica Scabia. "Isto nos dá enorme flexibilidade dentro do universo financeiro brasileiro. É como se juntássemos 5 ou 6 fintechs em uma só", reforça o Marco Scabia, presidente da VIVIPAY.