Depois do Novo Onix Plus, é a vez da Chevrolet lançar a versão hatch do carro de maior sucesso do Brasil. Além do design mais esportivo, o Novo Onix se diferencia pelo acerto dinâmico exclusivo, que amplifica a sensação de prazer ao dirigir tão valorizada pelos consumidores deste segmento.
Isso foi possível pois o hatch utiliza-se de uma moderna arquitetura global modular, em dimensões que potencializam a dirigibilidade. Já em relação ao modelo de geração anterior, o Novo Onix está maior, mais refinado e tecnológico – sem cobrar mais por isso. Traz, por exemplo, soluções inéditas de segurança para a categoria, como os airbags frontais, laterais e de cortina, o controle eletrônico de estabilidade, o assistente de partida em rampa e o limitador de velocidade de série em todas as versões, que, somado a sua estrutura reforçada, garantiu nota máxima no teste de colisão.
O Novo Onix inova também com a oferta de Wi-Fi nativo, sensor de ponto cego e assistente de estacionamento semiautônomo. Completam esta lista o multimídia MyLink de nova geração, o carregador sem fio para smartphones, o ar-condicionado digital, o acendimento automático dos faróis, chave eletrônica e as lanternas de LED com efeito de assinatura luminosa.
Um novo aplicativo para smartphone permite ao motorista desde consultar informações do computador de bordo até iniciar a climatização da cabine à distância. Esta função também está disponível para smart watch.
"O Onix definiu uma nova era. É indiscutível que seja uma escolha inteligente por oferecer conteúdo com preços competitivos, ter o melhor valor de revenda, ser a referência em conectividade e ter o melhor conjunto. Mas, para consumidor, os atributos do modelo vão além dos aspectos técnicos em si. Nesta nova geração, o Onix entrega itens que até então só estavam disponíveis em veículos de categorias superiores", observa Carlos Zarlenga, presidente da GM América do Sul.
Carro inteligente
O Novo Onix foi totalmente projetado dentro do conceito de carro inteligente. Ele é capaz de identificar seu motorista pela presença da chave eletrônica e permitir o destravamento da porta e o acionamento da ignição por botão. Antes mesmo de embarcar, é possível iniciar a climatização da cabine pelo aplicativo. Já a bordo, o Wi-Fi do carro se conecta automaticamente ao smartphone do usuário, que pode indicar o melhor caminho. E se uma atualização estiver disponível para determinados módulos eletrônicos do carro, nem é preciso ir à concessionária, pois a operação pode ser feita remotamente via internet.
Já o sensor crepuscular entende que a luminosidade está baixa e liga os faróis. Em caso de acidente mais grave, o carro pode avisar uma central 24h com sua posição para envio de resgate. Precisa de ajuda para estacionar? Basta apertar um botão para iniciar o auxílio, que usará os sensores ultrassônicos para calcular a manobra; a câmera de ré projeta o panorama traseiro, e o volante esterça sozinho. O carregador de celular por indução (sem fio) é outra tecnologia ofertada para o Novo Onix. Até então, este conjunto era exclusividade de veículos de preço muito superior.
"Tecnologias inteligentes se incorporaram à vida das pessoas de tal maneira que já se transformaram num hábito. O consumidor espera este mesmo nível de comodidade nos automóveis, independentemente de sua categoria. O Novo Onix dá um passo além no sentido de facilitar a vida do usuário, pois foi projetado dentro do conceito de carro inteligente", explica Rodrigo Fioco, diretor de Marketing de Produto da GM.
Conectividade nível 4
O Onix sempre foi pioneiro em relação a conectividade em seu segmento. Foi o primeiro a ter multimídia (MyLink), popularizou os sistemas de projeção Android Auto e Apple Carplay, e até hoje é o único a oferecer sistema de telemática avançada (OnStar), que permite, entre outras tarefas, comandar funções do veículo pelo app.
A partir de então, o Onix passa a ser o primeiro em sua categoria a oferecer Wi-Fi embarcado a bordo. Com isso, o usuário não precisa usar o plano de dados do seu celular para acessar a internet.
No caso Onix, o sistema de internet de alta velocidade é nativo. Ou seja, faz parte da arquitetura eletrônica do veículo, permitindo atualizações remotas como já acontece com smartphones.
Outra vantagem é que a antena amplificada do veículo proporciona intensidade de sinal até 12 vezes superior em deslocamentos, além do máximo nível de segurança cibernética proporcionado por um sistema genuinamente integrado ao veículo.
"Numa época em que as pessoas necessitam estar cada vez mais conectadas, o Wi-Fi muda completamente a experiência do usuário com o automóvel", diz Rosana Herbst, diretora de Serviços Conectados da GM.
Enquanto a concorrência atinge o nível dois de conectividade, o Novo Onix inaugura, com o Wi-Fi, o nível 4 – o mais avançado disponível no mercado.
O Wi-Fi da Chevrolet é uma parceria exclusiva com a Claro. Além dos 3 GB ou três meses de cortesia para experimentação, o cliente poderá adquirir planos de dados adicionais de 2 GB até 20 GB/mês.
Outra novidade que estreia com o Novo Onix é o myChevrolet App. Ele permite maior interação entre o usuário e o veículo. Pelo aplicativo é possível consultar informações do computador de bordo, entre elas o nível de combustível, a vida útil do óleo, o hodômetro e a pressão individualizada dos pneus. Dá para consultar até se há informações de recall.
Pelo myChevrolet App o usuário tem acesso a diversas funcionalidades, como a que proporciona relatórios por viagem, por dia, semana ou mês quanto a forma de condução para quem deseja se aprimorar ao volante e dirigir de forma mais eficiente. Funções do veículo também podem ser comandados por smart watch. Esta tecnologia está disponível para o Novo Onix equipado com o sistema OnStar.
Alertas e diagnósticos do veículo, notificações de manutenção para a concessionaria e relatórios de condução inteligente são gratuitos durante os 10 primeiros anos de uso do veículo, caso a cliente assim queira. Há ainda um pacote do OnStar com diversos serviços complementares, como: auxílio para resgate em caso de acidente; resposta automática em caso de acidentes; auxílio na recuperação veicular em caso de roubo e furto; serviços de emergências e comandos remotos
Em relação a nova geração do multimídia MyLink, vale destacar que ele está mais responsivo aos comandos, traz maior velocidade de processamento, novo layout, resolução gráfica superior, possibilidade de customização e novas telas, entre elas a que permite exibir informações do sistema de áudio e do telefone ao mesmo tempo.
Outra novidade é a possibilidade de pareamento simultâneo de até dois celulares por Bluetooth. O multimídia é compatível com os sistemas Android Auto e Apple CarPay para projeção de aplicativos, incluindo os principais de trânsito online e os de troca de mensagens, como o Whatsapp. Para evitar distrações, há comando por voz.