Os marketplaces têm se tornado um dos maiores canais de venda das empresas brasileiras. Dados recentes do Sebrae mostram, por exemplo, que 52% das corporações no País já preferem investir em plataformas desse tipo para potencializar os resultados do negócio. Foi o caso da LeluPets – e-commerce voltado a produtos para parasitas, higiene e conforto animal. Desde que aderiu ao marketplace e implantou um sistema de ERP integrado, desenvolvido para PMEs, pela plataforma Sistema Grátis, alcançaram uma taxa de 2000% no crescimento das vendas, em menos de 1 ano de operação.
A LeluPets é uma plataforma de vendas digital, lançada em dezembro de 2018 pelos irmãos Luan Alves Bronzatti e Leandro Fontana Bronzatti. Antes de criarem o e-commerce, Luan chegou a ter uma loja física com outro sócio: "A ideia de criar uma loja virtual me possibilitou reduzir custos operacionais e aumentar o alcance de atendimento. Hoje custa muito ter uma loja física e nem sempre é a maneira mais rentável de comercializar produtos como os do meu segmento, conta Luan.
Já no início da operação, a LeluPets aderiu ao marketplace do Mercado Livre para potencializar as vendas. Nos primeiros meses, eram comercializados 10 tipos de produtos e recebidos cerca de 100 pedidos. "A estratégia de aproveitar as vitrines virtuais pode ser muito vantajosa para o empreendedor, pois além do apoio do marketing dessas grandes corporações, existe um respaldo de credibilidade e visibilidade já bastante consolidado no mercado", ressalta o empreendedor.
Porém, os proprietários da empresa perceberam que, apesar de o marketplace gerenciar a maioria dos processos de vendas, existem fatores que precisam ser gerenciados pelos próprios lojistas e exigem a adoção de um sistema de gestão específico. Por isso, implantaram o ERP do Sistema Grátis – software que, integrado ao marketplace possibilita um controle confiável e simplificado nos dados de faturamento, na emissão de notas fiscais, no acompanhamento das vendas por meio de dashboard, controle do estoque, logística de entrega, etc.
"Já estamos integrados ao B2W, Magazine Luiza, Mercado Livre e Amazon. Não precisamos desenvolver nada muito robusto e nem nos preocuparmos com a gestão de toda informação: o Sistema Grátis nos oferece isso muito bem. É um ERP completo e bastante funcional, sem complicações em relação às integrações com marketplaces parceiros. Desde que aderimos o sistema em nosso negócio, os pedidos são realizados de forma bem mais simples e rápida, o que otimiza nosso tempo, aumenta nosso alcance e nossos rendimentos" afirma Luan.
Nove meses após a implantação do sistema, o e-commerce já passou a receber cerca de 2 mil pedidos por mês e ter um portfólio de 60 tipos de produtos. O site passou por melhorias recentemente e ficou inativo, mas mesmo assim, devido à integração com os marketplaces feito de forma eficiente, a empresa continuou vendendo o mesmo volume.
"Além de tudo, o Sistema Grátis ainda fornece ao cliente um suporte humanizado e um retorno extremamente rápido. O nosso objetivo de investir em um ERP era justamente centralizar as informações que já constam no sistema de gestão com os pedidos recebidos através do canal de vendas. Depois de contratar o serviço, entendemos que a solução vai além disso e é fundamental para o crescimento do nosso negócio", completa o proprietário do e-commerce.
Além dos marketplaces que já são integrados à plataforma, serão incluídos no escopo também os canais de venda da Via Varejo e do Cobasi. "Outro grande benefício é que essas novas integrações não geram nenhum custo adicional para a empresa, se feitas pelo Sistema Grátis. Com isso, a ideia é ter, por mês, de 200 a 300 novos pedidos", finaliza Luan.