Falar sobre Inteligência Artificial não é novidade. Um exemplo disso é o algoritmo de streaming da Netflix, que compreende os interesses dos usuários e personaliza suas recomendações na plataforma. Assistentes de voz, anúncios na web e até robôs aspiradores são influenciados por IA.
Isso evidencia que a IA já faz parte do cotidiano das pessoas há muito tempo, embora a popularização de seu uso de forma consciente tenha crescido com plataformas como ChatGPT e Bard.
A relação das IAs com seu negócio
Apesar de o mundo da IA parecer vasto, engana-se quem pensa que essa tecnologia afeta apenas grandes corporações e gigantes da tecnologia. A IA sempre teve como objetivo ajudar as pessoas a encontrarem soluções inteligentes em suas rotinas, inclusive para os pequenos negócios.
Atualmente, existem diversas ferramentas acessíveis que permitem a otimização de processos, análises aprofundadas e a obtenção de insights para tomadas de decisão em negócios de todos os tamanhos.
A estratégia digital é o primeiro ponto de atenção. Empresas que não são encontradas online têm dificuldade em serem descobertas por potenciais clientes, especialmente para negócios locais. Eles recebem a maior parte das pesquisas online de estabelecimentos próximos na região.
A IA pode assumir diversas formas, mas quando se trata de marketing digital, a geração de conteúdo é uma das aplicações mais populares. Plataformas como o ChatGPT foram treinadas para compreender, resumir e criar conteúdo com base em um vasto conjunto de dados.
Empresas podem utilizar ferramentas como essa para criar conteúdo educacional ou informativo para os visitantes de seus sites, redes sociais e até mesmo para benefício dos mecanismos de pesquisa. O Google, por exemplo, usa esses conteúdos para melhorar o ranqueamento de sites e blogs.
Chatbots inteligentes também podem ajudar a criar e aperfeiçoar discursos de venda, adaptando o tom e desenvolvendo argumentos mais convincentes de acordo com as necessidades do cliente.
Vale ressaltar que a compreensão de conteúdo também é extremamente relevante.
Novas tecnologias permitem que IAs auxiliem os negócios a decifrar os sentimentos de seus clientes. Um exemplo são as avaliações geralmente publicadas na internet. Algoritmos de IA podem fazer análises aprofundadas dessas avaliações, não apenas entendendo o que foi dito pelo usuário, mas também gerando respostas automáticas e personalizadas.
O uso consciente da IA na geração de conteúdo é uma forma de pequenos negócios encontrarem uma fonte inesgotável de pesquisa inteligente, permitindo uma maior conexão com seus clientes e uma vantagem competitiva no mercado.
Se o seu negócio ainda não aderiu a esse caminho, chegou a hora de rever os planos e acompanhar essa tendência. A Inteligência Artificial é muito mais que uma aliada. É o caminho ideal para o sucesso do seu negócio no futuro.
Felipe Caezar, cofundador da HubLocal.