Como a Inteligência Artificial pode ajudar pequenos negócios a crescerem?

0

Falar sobre Inteligência Artificial não é novidade. Um exemplo disso é o algoritmo de streaming da Netflix, que compreende os interesses dos usuários e personaliza suas recomendações na plataforma. Assistentes de voz, anúncios na web e até robôs aspiradores são influenciados por IA.

Isso evidencia que a IA já faz parte do cotidiano das pessoas há muito tempo, embora a popularização de seu uso de forma consciente tenha crescido com plataformas como ChatGPT e Bard.

A relação das IAs com seu negócio

Apesar de o mundo da IA parecer vasto, engana-se quem pensa que essa tecnologia afeta apenas grandes corporações e gigantes da tecnologia. A IA sempre teve como objetivo ajudar as pessoas a encontrarem soluções inteligentes em suas rotinas, inclusive para os pequenos negócios.

Atualmente, existem diversas ferramentas acessíveis que permitem a otimização de processos, análises aprofundadas e a obtenção de insights para tomadas de decisão em negócios de todos os tamanhos.

A estratégia digital é o primeiro ponto de atenção. Empresas que não são encontradas online têm dificuldade em serem descobertas por potenciais clientes, especialmente para negócios locais. Eles recebem a maior parte das pesquisas online de estabelecimentos próximos na região.

A IA pode assumir diversas formas, mas quando se trata de marketing digital, a geração de conteúdo é uma das aplicações mais populares. Plataformas como o ChatGPT foram treinadas para compreender, resumir e criar conteúdo com base em um vasto conjunto de dados.

Empresas podem utilizar ferramentas como essa para criar conteúdo educacional ou informativo para os visitantes de seus sites, redes sociais e até mesmo para benefício dos mecanismos de pesquisa. O Google, por exemplo, usa esses conteúdos para melhorar o ranqueamento de sites e blogs.

Chatbots inteligentes também podem ajudar a criar e aperfeiçoar discursos de venda, adaptando o tom e desenvolvendo argumentos mais convincentes de acordo com as necessidades do cliente.

Vale ressaltar que a compreensão de conteúdo também é extremamente relevante.

Novas tecnologias permitem que IAs auxiliem os negócios a decifrar os sentimentos de seus clientes. Um exemplo são as avaliações geralmente publicadas na internet. Algoritmos de IA podem fazer análises aprofundadas dessas avaliações, não apenas entendendo o que foi dito pelo usuário, mas também gerando respostas automáticas e personalizadas.

O uso consciente da IA na geração de conteúdo é uma forma de pequenos negócios encontrarem uma fonte inesgotável de pesquisa inteligente, permitindo uma maior conexão com seus clientes e uma vantagem competitiva no mercado.

Se o seu negócio ainda não aderiu a esse caminho, chegou a hora de rever os planos e acompanhar essa tendência. A Inteligência Artificial é muito mais que uma aliada. É o caminho ideal para o sucesso do seu negócio no futuro.

Felipe Caezar, cofundador da HubLocal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.