Seguindo a estratégia de aumentar sua capacidade de fornecer redes convergentes fim a fim, a Nortel anunciou nesta terça-feira (27/12) a compra da fornecedora americana de roteadores Tasman Networks. Pelo acordo, a fabricante canadense pagará à empresa US$ 99,5 milhões em dinheiro. A aquisição está prevista para ser fechada no primeiro trimestre de 2006 e está sujeita às condições de fechamento usuais.
?Com a aquisição da Tasman Networks a Nortel fortalecerá sua posição no fornecimento de redes convergentes end-to-end, seguras para telefonia IP e multimídia?, afirma Steve Slattery, presidente de enterprise solutions e packet networks da Nortel. ?Os produtos da Tasman complementarão nossas soluções de infra-estrutura corporativas e incrementarão nossa capacidade de fornecer redes transparentes e ricas em recursos que suportem aplicações críticas em tempo real ? incluindo aplicações de voz, vídeo e multimídia com streaming.?
A Tasman Networks, que foi fundada em 1997 e está baseada em San Jose, Califórnia, fornece roteadores IP de alto desempenho para redes WAN. A compra tem como objetivo incrementar as soluções de convergência da Nortel para clientes de dados e IP multimídia e que sejam comercializados como parte da linha Secure Router da Nortel.
O portfólio da Tasman, voltado para implementações em escritórios pequenos a médios, destina-se à prestação de serviços completos de roteamento e multicast, e tem, segundo a empresa, capacidade de rodar simultaneamente vários serviços, como voz, VPN, firewall e qualidade de serviço, com desempenho de taxa máxima de transmissão (wire-speed). Esse recurso é essencial à convergência de serviços de rede para uma só plataforma e busca proporcionar largura de banda total a partir da rede de maneira constante.