Nesta sexta-feira, 28, o Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI), unidade de pesquisa do Ministério da Ciência e Tecnologia, e a Informática de Municípios Associados (IMA), prestadora de serviços de desenvolvimento e manutenção de sistemas para a Prefeitura de Campinas, assinam convênio para o desenvolvimento de sistemas de governo em nuvem. Com o acordo, prefeituras de todo o país poderão ter acesso a sistemas de administração pública sem a necessidade de investir em infraestrutura.
O sistema já foi implantado em 2007 em Campinas. no interior de São Paulo, pela IMA e disponibilizado no Portal de Software Público Brasileiro. Agora, por meio do convênio com o CTI, ele poderá ser acessado por outras prfeituras do país em uma estrutura em nuvem. O acordo estabelece um programa de cooperação, por meio do intercâmbio científico e tecnológico, cujo objetivo é implantar softwares voltados especificamente para automação da gestão dos serviços públicos. As duas instituições poderão compartilhar atividades de pesquisa, desenvolvimento, formação e treinamento de recursos humanos, além de promoverem a absorção e transferência de tecnologias.
O primeiro software a ser dipsonibilizado é o de Dispensação Individualizada de Medicamentos (DIM), desenvolvido pela IMA. O sistema permite identificar eletronicamente um paciente que retira medicamentos nas farmácias das unidades descentralizadas da rede de saúde pública, controlando a quantidade e o lote do produto, além de dar baixa automática nos estoques e automatizar os registros obrigatórios no caso de medicamento sob controle.
De acordo com a IMA, a implantação do DIM no município de Campinas gerou uma economia de cerca de 30% na aquisição de medicamentos, já que possibilita a obtenção de informações precisas sobre os estoques e a melhoria no gerenciamento da distribuição dos insumos. O investimento na implantação do sistema não foi revelado.