CTI firma convênio para desenvolver sistemas de governo em nuvem

0

Nesta sexta-feira, 28, o Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI), unidade de pesquisa do Ministério da Ciência e Tecnologia, e a Informática de Municípios Associados (IMA), prestadora de serviços de desenvolvimento e manutenção de sistemas para a Prefeitura de Campinas, assinam convênio para o desenvolvimento de sistemas de governo em nuvem. Com o acordo, prefeituras de todo o país poderão ter acesso a sistemas de administração pública sem a necessidade de investir em infraestrutura.

O sistema já foi implantado em 2007 em Campinas. no interior de São Paulo, pela IMA e disponibilizado no Portal de Software Público Brasileiro. Agora, por meio do convênio com o CTI, ele poderá ser acessado por outras prfeituras do país em uma estrutura em nuvem. O acordo estabelece um programa de cooperação, por meio do intercâmbio científico e tecnológico, cujo objetivo é implantar softwares voltados especificamente para automação da gestão dos serviços públicos. As duas instituições poderão compartilhar atividades de pesquisa, desenvolvimento, formação e treinamento de recursos humanos, além de promoverem a absorção e transferência de tecnologias.

O primeiro software a ser dipsonibilizado é o de Dispensação Individualizada de Medicamentos (DIM), desenvolvido pela IMA. O sistema permite identificar eletronicamente um paciente que retira medicamentos nas farmácias das unidades descentralizadas da rede de saúde pública, controlando a quantidade e o lote do produto, além de dar baixa automática nos estoques e automatizar os registros obrigatórios no caso de medicamento sob controle.

De acordo com a IMA, a implantação do DIM no município de Campinas gerou uma economia de cerca de 30% na aquisição de medicamentos, já que possibilita a obtenção de informações precisas sobre os estoques e a melhoria no gerenciamento da distribuição dos insumos. O investimento na implantação do sistema não foi revelado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.