Brasileiros efetuaram quase 9 milhões de transações no Dia de Natal, aponta Fiserv

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A Fiserv divulga o resultado de seu acompanhamento das transações realizadas no Natal. Foi registrado, em 2024, um aumento de 15,8% no volume de transações de pagamento realizadas no dia 25 de dezembro em comparação a 2023: um total de 8,59 milhões de transações versus 7,58 milhões. Acrescentando ao fato a informação de que apenas 3% dessas compras foram realizadas no e-commerce, podemos assumir que, no dia de Natal:

O consumidor preferiu ter acesso imediato a produtos e serviços para comemorar a data, incluindo refeições em lanchonetes e restaurantes;

A quantidade de estabelecimentos comerciais abertos permitiu ao consumidor aproveitar a data sem precisar recorrer a serviços de delivery, mostrando que a disponibilidade dos varejistas segue alta em datas festivas.

Do total de transações realizadas no dia, 16,14% foram efetuadas via Pix em comparação a outros meios de pagamento, incluindo cartões de débito, crédito e vouchers. Outros destaques do balanço para o Natal de 2024, que inclui dados registrados pelo SiTef® (Solução inteligente de Transferência Eletrônica de Fundos), são:

Na semana de 20 e 25 de dezembro, as compras consideradas de última hora, incluindo produtos para a ceia e presentes, totalizaram 248,93 milhões de transações versus 219,48 milhões de transações em 2023;

Os maiores picos de transações realizadas foram registrados na véspera da data, sendo 54,32 milhões no dia 23/12 e 53,64 milhões no dia 24/12 – um aumento de, respectivamente, 8,81% e 44,68% em comparação aos mesmos dias em 2023 (com 49,92 milhões e 37,07 milhões de transações).

Comparando a 2023, foi registrada uma queda no consumo apenas no dia 22/12 – que, este ano, caiu no domingo: 44,7 milhões de transações versus 37,69 milhões, uma redução de 15,69%.

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