Embora a IA esteja inegavelmente trazendo um impacto positivo nas equipes de engenharia e atendimento ao cliente, os profissionais de segurança cibernética e TI permanecem cautelosos. Preocupações sobre privacidade de dados, a inflexibilidade de ferramentas díspares e a natureza sensível de muitos fluxos de trabalho de missão crítica — que, na maioria das vezes, exigem algum nível de supervisão humana — alimentam uma profunda desconfiança dos LLMs por essas equipes.
A empresa norte-americana Tines conduziu uma pesquisa de "pulso" entre 53 Chief Information Security Officers (CISOs) dos EUA, Reino Unido, Austrália e Holanda entre 27 de junho e 5 de julho de 2024. Este relatório explora suas experiências, preocupações e desafios à medida que incorporam a IA em suas operações de segurança em escala.
1# – 94% estão preocupados com o aumento da pressão sobre suas equipes de segurança devido à adoção da IA.
#2 – 66% consideram a privacidade de dados um desafio para a adoção da IA.
#3 – 49% veem tecnologias inflexíveis como um desafio para a adoção de IA.
#4 – 74% acreditam que uma tomada de decisão mais rápida por sistemas de IA trará mais benefícios do que riscos ao SOC.
#5 – 51% dizem que a IA facilitará a contratação de funcionários iniciantes.
Cybersecurity Forum
A TI Inside realiza anualmente o Cybersecurity Forum, evento que reúne os principais e mais influentes profissionais da área de segurança da informação, debaterá questões como o impacto da IA Generativa, o aumento no volume de ataques, legislação, novos modelos de ataques e desafios para uma cultura voltada para segurança. O evento presencial será no dia 11 de março, no WTC-SP, e está com inscrições promocionais até 30 de dezembro. Para mais informações consulte o site do evento www.cybersecurityforum.com.br ou fale com Andrea pelo fone/WhatsApp 11-3138-4619.