Com 21 localidades atualmente com iniciativas para implantação de parques tecnológicos, das quais 11 já estão com o credenciamento provisório no Sistema Paulista de Parques Tecnológicos (SPTec), o governo de São Paulo está conclamando as prefeituras a encaminhar ofício à Secretaria de Desenvolvimento do estado de São Paulo solicitando a inclusão no sistema. Após a aprovação dos documentos, o credenciamento será efetuado por meio de uma resolução da Secretaria, válida por dois anos.
O SPTec dá apoio e suporte aos parques tecnológicos, com o objetivo de atrair investimentos e gerar novas empresas intensivas em conhecimento ou de base tecnológica. A intenção é que esses novos empreendimentos promovam o desenvolvimento econômico de São Paulo.
No ano passado foram firmados cinco convênios com parques tecnológicos totalizando R$ 57 milhões em investimentos. A cidade de Santos, por exemplo, foi contemplada em dois projetos, o Plano de Ciência, Tecnologia e Inovação e o Plano de Marketing e Atração de Empresas. E para um projeto como o da Baixada Santista, Botucatu também recebeu financiamento para Ciência, Tecnologia e Inovação.
Para obter o credenciamento provisório, o interessado (prefeitura ou entidade gestora) deve comprovar a propriedade de uma área medindo no mínimo 200 mil metros quadrados, enviar documento manifestando apoio à implantação do parque subscrito por empresas locais, bem como centros de pesquisa e instituições de ensino e pesquisa, além do projeto básico do empreendimento, contendo o esboço do projeto urbanístico e estudos prévios de viabilidade econômica, financeira e técnico-científica.
- Geração de empresas