Governo renova sistema de compras de produtos e serviços

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O governo apresentou nesta sexta-feira, 28, para empresários que vendem produtos e serviços para a administração federal o novo Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (Sicaf), que é usado nos processos de compras governamentais. A ferramenta foi desenvolvida em plataforma web e está hospedada no portal Comprasnet.
O objetivo da reunião foi informar sobre as alterações no sistema após as publicações da Instrução Normativa nº 2/2010 e da Portaria nº 27/2010. Ambas reformulam e estabelecem normas para o funcionamento do novo modelo que deverá ser adotado por todos os órgãos públicos que integram do Sistema de Serviços Gerais (Sisg).
"Esse processo, que antes poderia levar até três dias, será concluído em alguns minutos reduzindo, inclusive, o trabalho das unidades federais que realizam licitações regularmente", explica a secretária de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI), do Ministério do Planejamento, Glória Guimarães.
Com a mudança, os fornecedores de produtos e serviços aos órgãos federais também não precisarão mais preencher um formulário em cada órgão. Uma vez inscrito no Sicaf, as informações valerão para todas as instituições do governo, independentemente do local onde tenha feito o cadastro.
O novo regulamento estabelece, ainda, que todos os órgãos da administração direta, autárquica e fundacional devem criar, em 180 dias, a sua própria unidade de cadastramento, até porque a atualização das informações que já estão no sistema será feita pessoalmente pelos fornecedores. Atualmente, são 1.620 unidades em todo o país. Após a primeira renovação, a manutenção cadastral será feita automaticamente, informa o SLTI.

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