Brasil é o segundo em intenção de compra de produtos eletrônicos, indica pesquisa

0

Cada consumidor brasileiro gastará em média US$ 1.323 neste ano com a compra de eletrônicos, o que, se confirmado, representará um crescimento de 22,5% em relação aos US$ 1.080 gastos um ano antes, de acordo com pesquisa da Accenture, realizada em setembro de 2012 com 11 mil consumidores em 11 países. O valor coloca a população brasileira como a segunda que mais despesas fará para a compra desses produtos, atrás apenas da China, que deve registrar uma média de despesas de US$ 1.489 por pessoa. A Índia e a Rússia vêm na sequência, com US$ 1.289 e US$ 1.225, respectivamente, de gastos com eletrônicos por consumidor.

De acordo com o estudo, no geral, os smartphones lideram com 41% de intenção de compra, enquanto PCs aparecem com 36%, HDTV com 33% e tablets, 23%. No Brasil, smartphones e HDTVs respondem, cada um, por 54% da intenção de compra.

A Accenture também avaliou a evolução do consumo desses produtos a partir de 2009, quando 26% dos entrevistados em todo o mundo já possuíam um smartphone e 45% tinham uma HDTV. No ano passado, esses números saltaram para 58% e 62%, respectivamente. Já no caso do celular, 84% dos entrevistados tinham o produto em 2009 e, em 2012, esse número caiu para 64%, enquanto a câmera de vídeo digital caiu de 29% para 26% e de foto digital de 84% para 68%, na mesma base de comparação.

Quando questionados sobre a importância de conhecer as plataformas operacionais dos aparelhos eletrônicos, menos de 50% dos entrevistados indicaram que é muito importante ter todos os aparelhos com o mesmo sistema operacional, e cerca de 60% informaram que melhoraram a produtividade quando utilizaram os próprios dispositivos para participar de conference call e acessar ferramentas de colaboração.

Outra análise feita pela consultoria foi sobre o potencial por países de cada um dos produtos eletrônicos. O resultado é calculado, em percentual, a partir da intenção de compra para os próximos 12 meses subtraindo o percentual do que foi adquirido nos últimos 12 meses e dividindo também pelo percentual do que foi adquirido nos últimos 12 meses. No Brasil, o tablet ficou em primeiro lugar com 148,7%, sendo que a média mundial é de  85,7%. O Bluray/DVD player aparece em segundo lugar, com 136,2% (média mundial: 97,6%), a HDTV em seguida, com 113,5% (média mundial: 70%) e o smartphone ficou com 111,7% (média mundial: 29,2%). A maior queda foi a do DVD player com -52,6% (média mundial: -27,5%).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.