Uma pesquisa do Ibope para a Fundação Victor Civita (FVC) em 2007 mostrou que os professores brasileiros gastam cerca de 20 horas semanais fora do ambiente escolar com o planejamento e aulas. Para facilitar essa tarefa e incentivar a troca de informações entre os educadores, a instituição resolveu disponibilizar uma rede colaborativa com planos de aulas e o compartilhamento de experiências.
Para isso, a Fundação Victor Civita, controladora do Grupo Abril, contratou a Just Digital para construir um portal que reúne aspectos de sites de conteúdo, com recursos de rede social.
Na página, o professor se cadastra com login e senha e tem acesso aos 2500 planos de aula disponibilizados por Nova Escola, site integrante da FVC. Além disso, o docente pode criar um plano novo, adaptar conteúdo de acordo com faixa etária ou região geográfica, começar ou participar de grupos de estudos e até mesmo trocar mensagens com outros usuários.
O "Gente que Educa" utiliza a ferramenta Drupal que permite a criação de sites com características específicas. O trabalho começou em abril, com a integração dos sites da organização na solução em código aberto, e foi concluído em agosto de 2014, com o lançamento da plataforma.
"Precisávamos de algo que tivesse o melhor de um site de informação, com possibilidades de interação como nas redes sociais. Com o Drupal Commons oferecido pela Just, conseguimos unir essas duas funcionalidades", afirma Rodrigo Ratier, editor de sites da Fundação Victor Civita.
A plataforma foi lançada oficialmente em agosto, e já tem mais de 20 mil professores cadastrados. Agora, a Just Digital lançou um novo pacote de melhorias que inclui interação entre os professores, como a possibilidade de postagem entre os usuários e o feed de notícias personalizado.